EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Almeida, Isaura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo e intervenção de conservação e restauro do teto da galeria do 2º piso do Palacete Silva Monteiro (Porto) : pintura sobre estuque, molduras, ornatos e florões em gessoPublication . Rodrigues, Flávia Rebeca Mendonça; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Camarneiro, Nuno; Almeida, IsauraO presente relatório de estágio visa descrever e documentar o estudo e intervenção de Conservação e Restauro, desenvolvidos durante o estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, com especialização em Património Edificado, na Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, Polo Regional do Porto, do teto da galeria no segundo piso do Palacete Silva Monteiro (Casa do Vinho Verde), datado entre finais do século XIX e início do século XX e decorado com pintura sobre estuque, molduras, ornatos e florões em gesso. O estudo realizado visa a caracterização da decoração do teto da galeria a nível histórico e artístico, a determinação dos materiais e técnicas empregues na obra, a análise do estado de conservação, e a identificação de intervenções anteriores, tendo como base a interpretação dos resultados do analíticos dos materiais da obra. A investigação concilia/reúne o estudo histórico, artístico e estético do panorama envolvente, como também desenvolve uma análise da casa burguesa, salientando o valor patrimonial e histórico que os brasileiros torna-viagem introduziram nas edificações portuenses do séc. XIX, patente na decoração interior e na organização dos espaços do imóvel. Estabelecendo uma metodologia de atuação, realizou-se a intervenção de conservação e restauro, respeitando os princípios do código de ética do conservador restaurador. A intervenção possibilitou a realização do restauro de uma secção, do conjunto de quatro secções que compõe o teto da galeria, restituindo a leitura estética original à obra.