R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Abreu, José António Nunes"
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- Prática composicional na música sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII : estudo e edição da obra de João Rodrigues EstevesPublication . Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Abreu, José António NunesCom este trabalho pretende-se contribuir para o conhecimento da musica sacra em Lisboa na primeira metade do século XVIII, a partir do estudo da música de João Rodrigues Esteves (ca.1701-1752), compositor que terá desempenhado um papel relevante no contexto musical dessa época. Para isso procedeu-se ao levantamento, estudo e análise das fontes musicais preservadas em diversos arquivos, tendo como objetivo central a elaboração de uma edição crítica da vasta quantidade de obras que chegaram até aos nossos dias. Procedeu-se também ao enquadramento litúrgico das fontes musicais, ao estudo dos diversos géneros litúrgicos e à sua inserção no contexto ritual das celebrações estipuladas no calendário litúrgico. No sentido de fornecer um quadro compreensivo das diversas tipologias estilísticas e composicionais do total das obras do compositor procedeu-se ao seu estudo e análise musical. Foram assim estudadas todas as obras tendo sido possível enquadrá-las em quatro estilos composicionais - stile concertato, stile pieno, stile antico e stile alla moderna. Estes estilos estão contemplados nalguns dos tratados publicados por teóricos contemporâneos de João Rodrigues Esteves cuja leitura ajudou a definir, sistematizar e agrupar em tipologias estilísticas o conjunto vasto de obras do compositor. Evidenciou-se deste modo a coexistência de todos estes estilos e práticas composicionais deste período, dependendo a sua escolha de fatores diversos, como a importância litúrgica de festas ou solenidades ou dos efetivos vocais disponíveis. Para além do estudo e análise musical e litúrgica foi também efetuado um estudo biográfico de João Rodrigues Esteves, que veio a revelar novos dados sobre a sua vida, possibilitando uma melhor compreensão do percurso do compositor da “Santa Igreja Patriarcal” e “mestre do seu Seminario".