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Prática composicional na música sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII : estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves

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Abstract(s)

Com este trabalho pretende-se contribuir para o conhecimento da musica sacra em Lisboa na primeira metade do século XVIII, a partir do estudo da música de João Rodrigues Esteves (ca.1701-1752), compositor que terá desempenhado um papel relevante no contexto musical dessa época. Para isso procedeu-se ao levantamento, estudo e análise das fontes musicais preservadas em diversos arquivos, tendo como objetivo central a elaboração de uma edição crítica da vasta quantidade de obras que chegaram até aos nossos dias. Procedeu-se também ao enquadramento litúrgico das fontes musicais, ao estudo dos diversos géneros litúrgicos e à sua inserção no contexto ritual das celebrações estipuladas no calendário litúrgico. No sentido de fornecer um quadro compreensivo das diversas tipologias estilísticas e composicionais do total das obras do compositor procedeu-se ao seu estudo e análise musical. Foram assim estudadas todas as obras tendo sido possível enquadrá-las em quatro estilos composicionais - stile concertato, stile pieno, stile antico e stile alla moderna. Estes estilos estão contemplados nalguns dos tratados publicados por teóricos contemporâneos de João Rodrigues Esteves cuja leitura ajudou a definir, sistematizar e agrupar em tipologias estilísticas o conjunto vasto de obras do compositor. Evidenciou-se deste modo a coexistência de todos estes estilos e práticas composicionais deste período, dependendo a sua escolha de fatores diversos, como a importância litúrgica de festas ou solenidades ou dos efetivos vocais disponíveis. Para além do estudo e análise musical e litúrgica foi também efetuado um estudo biográfico de João Rodrigues Esteves, que veio a revelar novos dados sobre a sua vida, possibilitando uma melhor compreensão do percurso do compositor da “Santa Igreja Patriarcal” e “mestre do seu Seminario".
This study intends to contribute to the knowledge about the sacred music in Lisbon during the first half of the XVIII century through the study of the music of João Rodrigues Esteves (ca. 1701- 1752), a relevant composer in the musical context of that time. To that purpose, a survey, study and analysis of the still remaining musical sources of different archives were carried out allowing the development of a critical edition of the vast work preserved up to our days. Additionally, a liturgical frame for the musical sources was provided, the different liturgical genres were studied and adequately inserted into the ritual context of the celebrations according to the liturgical calendar. This composer’s work was studied and analysed in order to provide a comprehensive framework of the various stylistic and compositional types. Thus, all the works were studied, finally allowing the inclusion into four compositional types - stile concertato, stile pieno, stile antico e stile alla moderna. These styles are referred to in some treaties published by contemporary theorists of João Rodrigues Esteves. This helped to define, to systematize, and to group this composer’s vast work into stylistic styles. The coexistence of all the styles and compositional practices of this period was highlighted, depending on several factors, such us the importance of liturgical celebrations or ceremonies or on the number and nature of the singers available. In addition to the musical and liturgical analyses, a biographical study of João Rodrigues Esteves was also performed. This study revealed new data on his life, enabling a better understanding of the composer of the “Santa Igreja Patriarcal” and “mestre do seu Seminario”.

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