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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The past years have substantially transformed the labour landscape. Among other factors,
advanced contemporary technologies and the COVID pandemic have disrupted traditional
methods of working. With over 150 million individuals already participating in the platform
economy, the digital labour market has become an inevitable reality for the modern workforce.
Not only limited to transportation and food delivery, companies such as Upwork or Fiverr.com
have made the majority of different professions flexibly accessible to end consumers. By
tapping into this market, Gigger, a multisided platform that allows for microtask provision
between small businesses and students, wants to leverage this current trend. This present study
attempts to examine the current digital labour landscape and its competitors, and whether or
not the different target groups (small businesses and students) are willing to participate in the
platform scheme that Gigger proposes. Specifically, the study tries to identify if there is demand
for Gigger’s services for small businesses and if students are curious to explore unconventional
methods of working such as freelancing. At first, the market analysis has shown a promising
outlook on the establishment of Gigger’s platform service within the current digital labour
market. Subsequently, following a qualitative approach, 20 semistructured interviews were
conducted. The insights gained from small businesses indicate a favourable direction that there
is demand for Gigger’s services. On the other hand, while students have shown interest in
pursuing other modes of working such as freelancing current tax regulations provide a major
obstacle in to pursue such a path.
Os últimos anos transformaram substancialmente a paisagem laboral. Entre outros fatores, as tecnologias avançadas contemporâneas e a pandemia COVID perturbaram os métodos tradicionais de trabalho. Com mais de 150 milhões de indivíduos já a participar na economia da plataforma, o mercado de trabalho digital tornouse uma realidade inevitável para a força de trabalho moderna. Não se limitando apenas ao transporte e entrega de alimentos, empresas como a Upwork ou a Fiverr.com tornaram todas as diferentes profissões flexivelmente acessíveis aos consumidores finais. Ao explorar este mercado, a Gigger, uma plataforma multifacetada que permite o fornecimento de microtarefas entre pequenas empresas e estudantes, quer alavancar esta tendência atual. O presente estudo tenta examinar o atual panorama laboral digital e os seus concorrentes, e se os diferentes gruposalvo (pequenas empresas e estudantes) estão ou não dispostos a participar no esquema de plataforma que a Gigger propõe. Especificamente, o estudo tenta identificar se existe procura dos serviços da Gigger para pequenas empresas e se os estudantes estão curiosos em explorar métodos não convencionais de trabalho como o freelancing. No início, a análise de mercado mostrou uma perspetiva promissora sobre o estabelecimento do serviço de plataforma da Gigger dentro do atual mercado de trabalho digital. Subsequentemente, seguindo uma abordagem qualitativa, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas. Os conhecimentos obtidos das pequenas empresas indicam uma orientação favorável de que existe procura dos serviços da Gigger. Por outro lado, embora os estudantes tenham demonstrado interesse em prosseguir outros modos de trabalho, tais como os regulamentos fiscais atuais de freelancer, constituem um grande obstáculo à prossecução desse caminho.
Os últimos anos transformaram substancialmente a paisagem laboral. Entre outros fatores, as tecnologias avançadas contemporâneas e a pandemia COVID perturbaram os métodos tradicionais de trabalho. Com mais de 150 milhões de indivíduos já a participar na economia da plataforma, o mercado de trabalho digital tornouse uma realidade inevitável para a força de trabalho moderna. Não se limitando apenas ao transporte e entrega de alimentos, empresas como a Upwork ou a Fiverr.com tornaram todas as diferentes profissões flexivelmente acessíveis aos consumidores finais. Ao explorar este mercado, a Gigger, uma plataforma multifacetada que permite o fornecimento de microtarefas entre pequenas empresas e estudantes, quer alavancar esta tendência atual. O presente estudo tenta examinar o atual panorama laboral digital e os seus concorrentes, e se os diferentes gruposalvo (pequenas empresas e estudantes) estão ou não dispostos a participar no esquema de plataforma que a Gigger propõe. Especificamente, o estudo tenta identificar se existe procura dos serviços da Gigger para pequenas empresas e se os estudantes estão curiosos em explorar métodos não convencionais de trabalho como o freelancing. No início, a análise de mercado mostrou uma perspetiva promissora sobre o estabelecimento do serviço de plataforma da Gigger dentro do atual mercado de trabalho digital. Subsequentemente, seguindo uma abordagem qualitativa, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas. Os conhecimentos obtidos das pequenas empresas indicam uma orientação favorável de que existe procura dos serviços da Gigger. Por outro lado, embora os estudantes tenham demonstrado interesse em prosseguir outros modos de trabalho, tais como os regulamentos fiscais atuais de freelancer, constituem um grande obstáculo à prossecução desse caminho.
Description
Keywords
Digital labour market Multisided platform Freelancing Unconventional student job opportunities Mercado de trabalho digital Plataforma multifacetada Oportunidades de trabalho não convencional para estudantes