Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
582.74 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Co-creation, the process of involving customers in the innovation process, has gained
popularity in recent years as a way for companies to tap into customer knowledge, skills, and
insights and to create value for both the company and their customers. Co-creation as an
innovation strategy has already been used for many years. However, the extent to which co creation is still perceived as an innovative innovation strategy among younger generations has
not been researched. This paper aims to review the literature on co-creation and innovation to
answer the question: Is co-creation still perceived as an innovative innovation strategy? A
systematic review of the literature was conducted, and the results suggest that co-creation is
still perceived as an innovative innovation strategy. In order to test the differences in
perceptions between generations, a survey was conducted to test these possible differences.
Our study found that younger generations have still higher perceptions of innovation ability,
perceive higher trust in companies and their products, and have higher quality perceptions of
products which result from a co-creation strategy. The study also found that the level of
digital literacy of consumers has a partial influence on these perceptions. Further research is
needed to more fully understand the factors that influence the perceived innovativeness of co creation and to identify best practices for implementing co-creation as an innovation strategy.
A co-criação, o processo de envolvimento dos clientes no processo de inovação, ganhou popularidade nos últimos anos como forma de as empresas explorarem os conhecimentos, competências e insights dos clientes e criarem valor tanto para a empresa como para os seus clientes. A co-criação como estratégia de inovação já tem sido utilizada há muitos anos. Contudo, a medida em que a co-criação ainda é vista como uma estratégia de inovação inovadora entre as gerações mais jovens não tem sido investigada. Este artigo visa rever a literatura sobre co-criação e inovação para responder à questão: A co-criação ainda é percebida como uma estratégia inovadora de inovação? Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, e os resultados sugerem que a co-criação ainda é percebida como uma estratégia de inovação inovadora. A fim de testar as diferenças de percepção entre gerações, foi realizado um inquérito para testar estas possíveis diferenças. O nosso estudo descobriu que as gerações mais jovens ainda têm percepções mais elevadas da capacidade de inovação, percebem uma maior confiança nas empresas e nos seus produtos, e têm percepções de maior qualidade dos produtos que resultam de uma estratégia de co-criação. O estudo descobriu também que o nível de literacia digital dos consumidores tem uma influência sobre estas percepções. É necessária mais investigação para compreender melhor os factores que influenciam a percepção de inovação da co-criação e para identificar as melhores práticas de implementação da co-criação como uma estratégia de inovação.
A co-criação, o processo de envolvimento dos clientes no processo de inovação, ganhou popularidade nos últimos anos como forma de as empresas explorarem os conhecimentos, competências e insights dos clientes e criarem valor tanto para a empresa como para os seus clientes. A co-criação como estratégia de inovação já tem sido utilizada há muitos anos. Contudo, a medida em que a co-criação ainda é vista como uma estratégia de inovação inovadora entre as gerações mais jovens não tem sido investigada. Este artigo visa rever a literatura sobre co-criação e inovação para responder à questão: A co-criação ainda é percebida como uma estratégia inovadora de inovação? Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, e os resultados sugerem que a co-criação ainda é percebida como uma estratégia de inovação inovadora. A fim de testar as diferenças de percepção entre gerações, foi realizado um inquérito para testar estas possíveis diferenças. O nosso estudo descobriu que as gerações mais jovens ainda têm percepções mais elevadas da capacidade de inovação, percebem uma maior confiança nas empresas e nos seus produtos, e têm percepções de maior qualidade dos produtos que resultam de uma estratégia de co-criação. O estudo descobriu também que o nível de literacia digital dos consumidores tem uma influência sobre estas percepções. É necessária mais investigação para compreender melhor os factores que influenciam a percepção de inovação da co-criação e para identificar as melhores práticas de implementação da co-criação como uma estratégia de inovação.
Description
Keywords
Co-creation across generations Digital literacy Co-criação através de gerações Alfabetização digital