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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This thesis examines the effect of corporate social performance (CSP) on the corporate financial
performance (CFP) of multinational companies (MNCs) in the fast-moving consumer goods
(FMCG) industry. The analysis is conducted using data on a panel of 24 FMCG companies
during the period 2005–2020. Nine regression models using Return on Equity (ROE), Return
on Assets (ROA), and Net Margin as measures of CFP explore the CSP-CFP relationship.
Moreover, this study investigates if integrated reporting has a moderating effect on the CSP CFP relationship insofar as MNCs that use integrated reporting will be more likely to improve
their financial performance through shared value creation than MNCs that do not use integrated
reporting. Basing its results on multiple linear regression analyses, this research finds that CSP
(as measured by the Refinitiv ESG score) has a positive effect on CFP (as measured by ROA
and ROE). These findings reveal that there are statistically significant (p < .001) relationships
between ESG and ROE (unstandardized coefficient = .488) and ESG and ROA (unstandardized
coefficient =.119).
Esta tese examina o efeito do desempenho social empresarial (CSP) no desempenho financeiro empresarial (CFP) das empresas multinacionais no sector dos bens de consumo de rápida evolução. A análise é realizada utilizando dados de um painel de 24 empresas de bens de grande consumo durante o período de 2005 a 2020. Nove modelos de regressão que usam ROE, ROA, e Margem Líquida como medidas de CFP exploram a relação CSP-CFP. Além disso, este estudo investiga se os relatórios integrados têm um efeito moderador na relação CSP-CFP, na medida em que os MNCs que utilizam relatórios integrados terão mais probabilidades de melhorar o seu desempenho financeiro através da criação de valor partilhado, do que os MNCs que não utilizam relatórios integrados. Baseando os seus resultados em análises de regressão linear múltipla, esta investigação conclui que a CSP (medida pela pontuação Refinitiv ESG) tem um efeito positivo na CFP (medida pela ROA e ROE). Estes resultados revelam que existem relações estatisticamente significativas (p < .001) entre ESG e ROE (coeficiente não normalizado = .488) e ESG e ROA (coeficiente não normalizado =.119).
Esta tese examina o efeito do desempenho social empresarial (CSP) no desempenho financeiro empresarial (CFP) das empresas multinacionais no sector dos bens de consumo de rápida evolução. A análise é realizada utilizando dados de um painel de 24 empresas de bens de grande consumo durante o período de 2005 a 2020. Nove modelos de regressão que usam ROE, ROA, e Margem Líquida como medidas de CFP exploram a relação CSP-CFP. Além disso, este estudo investiga se os relatórios integrados têm um efeito moderador na relação CSP-CFP, na medida em que os MNCs que utilizam relatórios integrados terão mais probabilidades de melhorar o seu desempenho financeiro através da criação de valor partilhado, do que os MNCs que não utilizam relatórios integrados. Baseando os seus resultados em análises de regressão linear múltipla, esta investigação conclui que a CSP (medida pela pontuação Refinitiv ESG) tem um efeito positivo na CFP (medida pela ROA e ROE). Estes resultados revelam que existem relações estatisticamente significativas (p < .001) entre ESG e ROE (coeficiente não normalizado = .488) e ESG e ROA (coeficiente não normalizado =.119).
Description
Keywords
Corporate social responsibility (CSR) Corporate social performance (CSP) Corporate financial performance (CFP) Creating shared value (CSV) Environmental social and governance (ESG) Integrated reporting (<IR>) Stakeholder theory Responsabilidade social das empresas Desempenho social das empresas Desempenho financeiro das empresas Criação de valor partilhado Social e governação ambiental Relatórios integrados Teoria das partes interessadas