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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Social ties play a crucial role on informal giving, which includes giving to friends, family, or
neighbors, but the actual reasons why individuals are more generous towards socially close
people are still to be investigated. Using data from Zakat, a religious obligation of Islam in
Yemen, this thesis aims to identify how social pressure, efficiency concerns and social norms
impact the probability and the amount of donating Zakat to family, friends, and neighbors. We
confirm the importance of this group of recipients, with around half of the givers donating, on
average, 42% of their Zakat to family, friends, and neighbors. While wealth is the most
important economic resource to make households more prone to give to socially close people,
income seems the most important resource when it comes to the amount given. We found that
the wish to control the use of their gift is the only relevant channel for the probability of giving
to this group of people, as when the efficiency concerns index increases by one unit, the
probability of a household to give Zakat to family, friends and neighbors increases by 10.3
percentual points. None of the channels considered impact the amount of Zakat given to family,
friends, and neighbors. Additionally, we find that givers give less Zakat than the social norm
demands and that, while social pressure increases the probability of giving Zakat to institutions,
the opposite happens for social norms and efficiency concerns. None of these channels impact
the amount of Zakat given to institutions.
Os vínculos sociais são cruciais para as doações informais, que incluem doações à família, amigos e vizinhos, apesar das verdadeiras razões pelas quais os indivíduos são mais generosos com pessoas mais próximas estarem a ser investigadas. Usando dados sobre o Zakat, uma obrigação religiosa do Islamismo no Yemen, esta tese pretende verificar se a pressão social, as preocupações com eficiência e as normas sociais afetam a probabilidade de dar Zakat à família, amigos e vizinhos e o montante dado. Confirmamos a importância deste grupo de beneficiários, verificando que 51% dos doadores os escolhem e lhes dão, em média, 42% do total do Zakat doado. Enquanto a riqueza é o recurso económico mais importante para a decisão de dar Zakat às pessoas com relações de maior proximidade, o rendimento parece ser mais importante para decidir quanto dar. Concluímos que o desejo de controlar o uso da doação é o único fator relevante para a probabilidade de doar a este grupo de pessoas, visto que quando o índice de preocupações com a eficiência da doação aumenta uma unidade, a probabilidade do agregado familiar dar Zakat a familiares, amigos e vizinhos aumenta 10.3 pontos percentuais. Nenhum destes fatores é importante para o montante que lhes é dado. Também constatamos que os doadores dão menos Zakat do que deveriam. Enquanto a pressão social aumenta a probabilidade de dar Zakat às instituições, a norma social e as preocupações com eficiência têm o efeito contrário. Nenhum destes fatores afeta o montante doado a instituições.
Os vínculos sociais são cruciais para as doações informais, que incluem doações à família, amigos e vizinhos, apesar das verdadeiras razões pelas quais os indivíduos são mais generosos com pessoas mais próximas estarem a ser investigadas. Usando dados sobre o Zakat, uma obrigação religiosa do Islamismo no Yemen, esta tese pretende verificar se a pressão social, as preocupações com eficiência e as normas sociais afetam a probabilidade de dar Zakat à família, amigos e vizinhos e o montante dado. Confirmamos a importância deste grupo de beneficiários, verificando que 51% dos doadores os escolhem e lhes dão, em média, 42% do total do Zakat doado. Enquanto a riqueza é o recurso económico mais importante para a decisão de dar Zakat às pessoas com relações de maior proximidade, o rendimento parece ser mais importante para decidir quanto dar. Concluímos que o desejo de controlar o uso da doação é o único fator relevante para a probabilidade de doar a este grupo de pessoas, visto que quando o índice de preocupações com a eficiência da doação aumenta uma unidade, a probabilidade do agregado familiar dar Zakat a familiares, amigos e vizinhos aumenta 10.3 pontos percentuais. Nenhum destes fatores é importante para o montante que lhes é dado. Também constatamos que os doadores dão menos Zakat do que deveriam. Enquanto a pressão social aumenta a probabilidade de dar Zakat às instituições, a norma social e as preocupações com eficiência têm o efeito contrário. Nenhum destes fatores afeta o montante doado a instituições.
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Keywords
Altruism Charitable giving Social ties Informal giving Social pressure Social norms Targeting Zakat Altruísmo Doações de caridade Vínculos sociais Doações informais Pressão social Controlo do uso das doações pelo doador Normas sociais