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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Growth strategies and understanding the market trends are necessary for any growing company.
For the purposes of this work, the position of Teixeira Duarte Group’s department for office
refurbishment and renovation in the office market was studied as well as the current office
design trends and the drivers of customer value and contract renewal in order to develop
suggestions that allow financial growth. To answer the research questions, three methodologies
were applied: Academic literature review, data bases analysis combined with Real Estate
Agencies’ reports and qualitative analysis of Interviews with Industry Experts. The findings
pointed out the impact of the pandemic in office design, the expectations and economic reality
of the office markets in Lisbon and Porto, as well as the key factors in contract renewal and the
importance of Experience, Technical Expertise, Price, and Identity. Finally, recommendations
were presented in the form of a suggested change to a “customer intimacy” centred approach,
focus on digitalization of the workspace and identifying future business opportunities.
Estratégias de crescimento e uma compreensão das tendências do mercado são essenciais para qualquer empresa em crescimento. Nesta obra, o posicionamento do departamento de remodelação e renovação de escritórios do Grupo Teixeira Duarte no mercado de escritórios foi o objeto de estudo, bem como as atuais tendências de design de escritórios, fatores de valorização com o cliente e de renovação de contratos , de forma a desenvolver sugestões que permitam o crescimento financeiro do departamento. Para responder às perguntas da pesquisa, foram aplicadas três metodologias: revisão da literatura académica, análise de bancos de dados combinada com relatórios de agências imobiliárias e uma análise qualitativa de entrevistas com especialistas do setor. Os resultados permitiram perceber o impacto da pandemia no design de escritórios, as expetativas e a realidade económica dos mercados de escritórios em Lisboa e no Porto, bem como os fatores chave na renovação de contratos e a importância da Experiência, Competência Técnica, Preço e Identidade. Por fim, as recomendações foram apresentadas na forma de uma sugestão de mudança para uma abordagem centrada em “customer intimacy”, com foco na digitalização do espaço de trabalho e na identificação de oportunidades de negócios futuras.
Estratégias de crescimento e uma compreensão das tendências do mercado são essenciais para qualquer empresa em crescimento. Nesta obra, o posicionamento do departamento de remodelação e renovação de escritórios do Grupo Teixeira Duarte no mercado de escritórios foi o objeto de estudo, bem como as atuais tendências de design de escritórios, fatores de valorização com o cliente e de renovação de contratos , de forma a desenvolver sugestões que permitam o crescimento financeiro do departamento. Para responder às perguntas da pesquisa, foram aplicadas três metodologias: revisão da literatura académica, análise de bancos de dados combinada com relatórios de agências imobiliárias e uma análise qualitativa de entrevistas com especialistas do setor. Os resultados permitiram perceber o impacto da pandemia no design de escritórios, as expetativas e a realidade económica dos mercados de escritórios em Lisboa e no Porto, bem como os fatores chave na renovação de contratos e a importância da Experiência, Competência Técnica, Preço e Identidade. Por fim, as recomendações foram apresentadas na forma de uma sugestão de mudança para uma abordagem centrada em “customer intimacy”, com foco na digitalização do espaço de trabalho e na identificação de oportunidades de negócios futuras.
Description
Keywords
Office Refurbishment Renovation Trends Contracts renewal factors Escritório Renovação Design Modas Renovação de contratos Fatores de assinatura de contratos