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Abstract(s)
In organisational context, there are several applications of performance measurement systems. In spite its benefits, there is a constant need to update and revise them according to the changes that an organisation may suffer, both internal or external, so as to execute a flawless and aligned with organisational goals analysis. Performance measurement systems development and subsequent performance indicators development require emphasis on organisational goals as well as a high time consumption. This case-study aims to analyse current performance indicators existing in a specific area called “Source to Pay”, which is a department inside the shared services unit, aiming to understand the level of adequacy to current performance measurement targets, given that an extended amount of time had passed between performance indicator development and assessment. In this sense, a qualitative analysis was carried on to indicators and current processes of the department, as well as on the processes that constitute daily work activities. The company belongs in the industrial sector, having a shared service unit to provide support to main daily activities. In short, it was verified that creating process standards is a way to reduce time associated waste. In addition, the implementation of systems and measurements is not always accompanied by evolution occurring on organisational context, which often leads to risk of misjudging organisational performance.
Tendo em conta o conceito de avaliação de performance em contexto organizacional, são inúmeras as aplicações de sistemas de medição e avaliação de performance. Apesar dos benefícios, existe uma necessidade de constante atualização face às mudanças a que as organizações estão sujeitas, internas ou externas, com o objetivo de executar uma avaliação sem falhas e em concordância com as necessidades das organizações. O desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho e consequentes indicadores requer particular foco nos objetivos organizacionais e surge associado a um consumo de tempo elevado. O presente estudo de caso visa uma análise daqueles que são considerados os Indicadores de Performance descritos na área de “Source to Pay”, um departamento integrante de um centro de serviços partilhados, para entender o nível de adequação à medição do desempenho do departamento, dado que a avaliação dos indicadores não ocorreu num curto período de tempo. Desta forma, foi efetuada uma análise qualitativa dos atuais indicadores do departamento, assim como de diferentes processos que constituem as atividades diárias. A empresa em estudo insere-se no setor industrial, e apresenta um centro de serviços partilhados que oferece suporte às atividades diárias. Assim, foi verificado que a uniformização de processos constitui um veículo de redução de desperdício associado a tempo. Para além disso, nem sempre a implementação de indicadores de performance e medidas de avaliação de desempenho é acompanhada pela evolução do contexto organizacional, o que constitui um risco no que concerne à avaliação adequada de uma organização.
Tendo em conta o conceito de avaliação de performance em contexto organizacional, são inúmeras as aplicações de sistemas de medição e avaliação de performance. Apesar dos benefícios, existe uma necessidade de constante atualização face às mudanças a que as organizações estão sujeitas, internas ou externas, com o objetivo de executar uma avaliação sem falhas e em concordância com as necessidades das organizações. O desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho e consequentes indicadores requer particular foco nos objetivos organizacionais e surge associado a um consumo de tempo elevado. O presente estudo de caso visa uma análise daqueles que são considerados os Indicadores de Performance descritos na área de “Source to Pay”, um departamento integrante de um centro de serviços partilhados, para entender o nível de adequação à medição do desempenho do departamento, dado que a avaliação dos indicadores não ocorreu num curto período de tempo. Desta forma, foi efetuada uma análise qualitativa dos atuais indicadores do departamento, assim como de diferentes processos que constituem as atividades diárias. A empresa em estudo insere-se no setor industrial, e apresenta um centro de serviços partilhados que oferece suporte às atividades diárias. Assim, foi verificado que a uniformização de processos constitui um veículo de redução de desperdício associado a tempo. Para além disso, nem sempre a implementação de indicadores de performance e medidas de avaliação de desempenho é acompanhada pela evolução do contexto organizacional, o que constitui um risco no que concerne à avaliação adequada de uma organização.
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Keywords
Performance measurement systems Performance measurement Performance management Performance evaluation Performance indicators Sistemas de medição de desempenho Gestão de performance Avaliação de desempenho Avaliação de performance Indicadores de desempenho