Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Inteligência emocional e bem-estar : papel mediador dos estilos de vida nos jovens adultos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina Figueira Caeiro.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A etapa de transição para idade adulta é uma fase da vida que sofreu muitas alterações ao longo das décadas. Atualmente investigadores referem até existir uma nova fase de vida, a adultez emergente. Nesta etapa, os jovens adultos experienciam muitas oportunidades e muitos desafios, e a sua resposta perante os mesmos constituem estilos de vida, que podem ser saudáveis ou prejudiciais. Posto isto, conhecer e saber gerir as emoções são recursos que podem tornar os jovens mais aptos a responder às adversidades e mais positivos. Conhecer e saber gerir emoções são competências características da inteligência emocional que influenciam o bem-estar. O presente estudo teve como objetivo explorar a relação entre inteligência emocional e bem-estar, potencialmente mediada pelos estilos de vida. Para o efeito, foram recolhidos dados de uma amostra de 246 participantes das várias zonas do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M = 23,64, DP = 3,44). Os participantes preencheram questionários de autorrelato, especificamente o “Questionário Estilo de Vida Fantástico”, a “Escala de Florescimento” e o “Questionário de Auto-perceção de Inteligência Emocional”, e foram conduzidas análises de correlações, regressões e de mediação. Das análises de regressão múltipla destaca-se a que confirma que todas as competências de inteligência emocional predizem significativamente o bem-estar. Os resultados revelaram ainda que a inteligência emocional prediz o bem-estar e os estilos de vida, bem como que os estilos de vida têm um papel mediador na relação entre inteligência emocional e bem-estar. Para além da discussão dos resultados, são apresentadas as limitações, sugestões para estudos futuros e as implicações para a prática, bem como as conclusões do presente estudo.
The transition stage to adulthood is a phase of life that has undergone many changes over the decades. Currently, researchers even report a new phase of life. At this stage, young adults experience many opportunities and many challenges, and their response to them can be seen in their lifestyles, which can be healthy or harmful. Having said that, knowing how to manage emotions is the resource that can make young people more able to respond to adversity and be more positive. Knowing how to manage emotions are characteristic skills of emotional intelligence that influence well-being. The objective of this study is to explore these relationships, namely the relationship between emotional intelligence and well-being, mediated by lifestyles. For this purpose we collected data from a sample of 246 participants from the various areas of the country, aged between 18 and 30. The participants completed self-report questionnaires, specifically the "Fantastic Lifestyle", the "Flourishing Scale” and the "Emotional Intelligence Self-Perception Questionnaire”, and correlations, regressions and mediation analyses were conducted. From the multiple regression analyses, the one that confirms that all emotional intelligence competencies significantly predict well-being. The results also revealed that emotional intelligence predicts well-being and lifestyles, as well as that lifestyles play a mediating role in the relationship between emotional intelligence and well-being. Besides the discussion of the results, the limitations and future suggestions and the implications for the practice, as well as the conclusions of the present study, are also presented.

Description

Keywords

Inteligência emocional Estilos de vida Bem-estar Saúde mental Jovens adultos Emotional intelligence Lifestyles Well-being Mental health Young adults

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue