Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O pensamento estético e as bases da consciência ético-política à luz da fenomenologia de Mikel Dufrenne

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O_pensamento_estetico.pdf160.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

É nossa intenção, com este trabalho, contribuir para a análise das implicações entre a experiência estética e a experiência dos valores sociais e políticos, duas modalidades fundamentais da nossa experiência do mundo. Esta análise tem como ponto de referência o conjunto dos textos do filósofo Mikel Dufrenne, nos quais desenvolve mais sistematicamente tais questões, nomeadamente os textos: Art et politique (1974); “Comment peut-on aller au cinéma?” (1976); “Création et engagement politique” (1976); “L’art de masse existe-t-il?” (1976); Subversion, Perversion (1977); “Arte e società” (1981); “Le spect-acteur du film” (1981); “Vie de l’art, art de la vie” (1989); “Révolution dans l’art?” (1990). Nesta linha, interessa-nos explorar as relações teórico-práticas entre os dois campos da experiência humana, especialmente, o modo como a vivência da aisthesis promove, no domínio da ação política, a consciência de um ideal de justiça e de equilíbrio. A importância da abordagem de M. Dufrenne é, quanto a nós, justificada triplamente. Desde logo, pelo facto de se mover no interior de uma fenomenologia aberta à filosofia da ação ética e política. Em segundo lugar, por articular a kantiana contemplação “desinteressada” da beleza e do sublime com a dimensão comunitária da existência. Finalmente, pelo entrecruzamento de um a priori afetivo - transcendental e fundamento ontológico/metafísico da relação do sujeito com mundo - com a experiência da aisthesis, inserida na temporalidade e na historicidade da polis. Em síntese, esta abordagem é portadora de um contributo de relevo para o equacionamento do papel da arte e da experiência estética na encruzilhada em que hoje se encontra o pensamento e a ação política.
Our aim, with this work, is to contribute to the analysis of the implications between the aesthetic experience and the experience of social and political values, two fundamental modalities of our experience of the world. The reference point of this analysis is the philosopher Mikel Dufrenne’s set of texts, in which he develops more systematically these questions, namely the texts: Art et politique (1974); “Comment peut-on aller au cinéma?” (1976); “Création et engagement politique” (1976); "L’art de masse existe-t-il?" (1976); Subversion, Perversion (1977); “Arte e società” (1981); “Le spect-acteur du film” (1981); “Vie de l’art, art de la vie” (1989); “Révolution dans l’art?” (1990). In this perspective, we are interested in exploring the theoretical-practical relations between the two fields of human experience, especially the way in which the experience of aisthesis promotes, in the domain of political action, the awareness of an ideal of justice and balance. The importance of M. Dufrenne's approach is, for us, triple justified. First of all, because it moves within a phenomenology open to the philosophy of ethical and political action. Secondly, for the articulation of Kant's “disinterested” contemplation of the beauty and the sublime with the community dimension of existence. Finally, for the intersection of an affective a priori - transcendental and ontological/metaphysical foundation of the subject's relationship with the world - with the aisthesis experience, inserted in the temporality and historicity of the polis. In summary, this approach bears a prominent view to reflect on the role of art and aesthetic experience in the crossroads where are today political thought and action.

Description

Keywords

Estética Mikel Dufrenne Experiência estética Ética Política Aesthetics Aesthetic experience Ethics Politics

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue