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Abstract(s)
This research aims to understand how craft creates value in the luxury shoe industry, locked in a tight embrace between modernity and a seek for traditional authenticity. The activity system design is the theoretical framework used to answer the research question.
The case of Berluti, an historic French shoemaker bought by LVMH three decades ago, was studied through a qualitative approach. I conducted nine interviews with Berluti’s workers and I collected secondary data to enhance the data analysis.
The findings of this thesis underline that to create value in the luxury shoe industry thanks to crafts, the key players are: (1) Disrupting the offer with crafts techniques, (2) attracting and training new artisans to face the lack of high-qualified profiles, (3) transmitting the spirit of the workshops through physical places and (4) using data to optimize the craftsmen work.
O presente estudo procura perceber de que forma o artesanato cria valor na indústria sapateira de luxo, profundamente interligado numa relação entre a modernidade e a procura da autenticidade tradicional. O sistema de atividade delineado para resolver a pergunta de partida foi o enquadramento teórico. O caso de Berluti, uma sapataria francesa histórica comprada pela LVMH ha três décadas atrás, foi estudado através de uma abordagem qualitativa. Foram levadas a cabo nove entrevistas com colaboradores da Berluti, assim como foram recolhidos dados secundários. Os resultados da presente tese revelam que para criar valor na industria sapateira através de artesanato, os fatores diferenciadores são: (1) romper a oferta com técnicas de artesanato inovadoras, (2) a atração e formação de novos artesãos que façam face a um mercado que escasseia em perfis de alta qualidade, (3) transmitir o espírito dos ateliês através dos espaços físicos e, por fim, (4) a utilização de dados para optimizar o trabalho dos artesãos.
O presente estudo procura perceber de que forma o artesanato cria valor na indústria sapateira de luxo, profundamente interligado numa relação entre a modernidade e a procura da autenticidade tradicional. O sistema de atividade delineado para resolver a pergunta de partida foi o enquadramento teórico. O caso de Berluti, uma sapataria francesa histórica comprada pela LVMH ha três décadas atrás, foi estudado através de uma abordagem qualitativa. Foram levadas a cabo nove entrevistas com colaboradores da Berluti, assim como foram recolhidos dados secundários. Os resultados da presente tese revelam que para criar valor na industria sapateira através de artesanato, os fatores diferenciadores são: (1) romper a oferta com técnicas de artesanato inovadoras, (2) a atração e formação de novos artesãos que façam face a um mercado que escasseia em perfis de alta qualidade, (3) transmitir o espírito dos ateliês através dos espaços físicos e, por fim, (4) a utilização de dados para optimizar o trabalho dos artesãos.
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Keywords
Craftsmanship Shoemaker Luxury Value creation strategy Artesanato Sapateiro Luxo Estratégias de criação de valor