Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A virtual assistant is an independent professional who offers, remotely, administrative or
technical assistance services to other professionals, specifically freelancers,
entrepreneurs, start-ups and small or medium-sized companies. Maria Cardoso
Assistência Virtual is a Portuguese virtual assistant, established in 2017, which provides
since then services such as administrative support, content creation and social networks
management.
Maria has been running her business without having a well-defined operational strategy
to support her decisions. As a result, fundamental aspects as pricing structure,
organizational structure and target segments are not optimized. Therefore, the aim of this
dissertation is in one hand to understand the business model the company currently runs
and in the other hand provide conceivable recommendations and improve this business
model, in order to MC Assistência Virtual be sustainable in the market.
After not only conducting a market research to other Virtual Assistances in the Portuguese
and American market but also making interviews to two major Portuguese incubators, it
was able to analyse the strengths and weaknesses of MC Assistência Virtual’s competitors
and also, to define a potential market gap to target.
The final recommendations of this dissertation highlight the urgency of certain actions
that MC Assistência Virtual must undertake to not only stay competitive in the market
but also to grow and expand in a sustainable way. Besides redefining its business model
through the Business Model Canvas, those actions had to be proven feasible by means of
a financial analysis. Only then it was able to demonstrate if this business is viable.
Um assitente virtual é um professional independente que presta, remotamente, serviços administrativos ou de assistência técnica a outros profissionais como empreendedores, freelancers, start-ups ou pequenas e média empresas. Maria Cardoso Assitência Virtual é uma Assistência Virtual portuguesa, estabelecida em 2017, que desde então presta serviços administrativos, criação de contéudo e gere rederes sociais. Maria tem gerido o seu negócio e tomado decisões sem uma estratégia de negócio bem definida. Dado isto, aspetos fundamentais como o preço de mercado, estrutura organizacional e segmento de consumidores alvo não estão definidos ou otimizados. Consequentemente, o objetivo desta tese é, numa primeira fase, conceber o plano de negócios atual da empresa e, numa segunda fase, fornecer recomendações credíveis para a empresa e melhorar o plano de negócios, de modo a que a MC Assistência Virtual seja sustentável. Após não só uma análise de mercado a outras Assistentes Virtuais no mercado português e americano mas também de entrevistas conduzidas a duas das maiores incubadoras portuguesas, foi possível analisar os pontos fortes e fraquezas do competidores da MC Assitência Virtual e tambem definir o tipo de consumidores no mercado a focar. As recomendações desta teste focam a urgência da MC Assistência Virtual tomar certas decisões de modo a crescer expandir de uma forma sustentável. Apesar de ter sido necessário melhorar o modelo de negócio da empresa usando o Business Model Canvas, essas ações tambem tiveram que ser provadas possíveis de concretizar através de uma análise financeira. Apenas assim foi possível demonstrar que o negócio é viável
Um assitente virtual é um professional independente que presta, remotamente, serviços administrativos ou de assistência técnica a outros profissionais como empreendedores, freelancers, start-ups ou pequenas e média empresas. Maria Cardoso Assitência Virtual é uma Assistência Virtual portuguesa, estabelecida em 2017, que desde então presta serviços administrativos, criação de contéudo e gere rederes sociais. Maria tem gerido o seu negócio e tomado decisões sem uma estratégia de negócio bem definida. Dado isto, aspetos fundamentais como o preço de mercado, estrutura organizacional e segmento de consumidores alvo não estão definidos ou otimizados. Consequentemente, o objetivo desta tese é, numa primeira fase, conceber o plano de negócios atual da empresa e, numa segunda fase, fornecer recomendações credíveis para a empresa e melhorar o plano de negócios, de modo a que a MC Assistência Virtual seja sustentável. Após não só uma análise de mercado a outras Assistentes Virtuais no mercado português e americano mas também de entrevistas conduzidas a duas das maiores incubadoras portuguesas, foi possível analisar os pontos fortes e fraquezas do competidores da MC Assitência Virtual e tambem definir o tipo de consumidores no mercado a focar. As recomendações desta teste focam a urgência da MC Assistência Virtual tomar certas decisões de modo a crescer expandir de uma forma sustentável. Apesar de ter sido necessário melhorar o modelo de negócio da empresa usando o Business Model Canvas, essas ações tambem tiveram que ser provadas possíveis de concretizar através de uma análise financeira. Apenas assim foi possível demonstrar que o negócio é viável
Description
Keywords
Business plan Virtual assistance Business model Market research Sustainable Business model canvas Financial analysis Plano de negócios Assistente virtual Modelo de negócio Análise de mercado Sustentável Análise financeira