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Authors
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Abstract(s)
presente texto reflete sobre os fundamentos antropológicos e éticos da educação, tentando explorar
o poder heurístico da noção de hospitalidade no quadro de uma filosofia da educação escolar
indexada a valores de alteridade. Na linha de autores como Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida,
sustentamos que a experiência de acolhimento do outro, reconhecido e valorizado enquanto outro,
constitui o acontecimento antropológico fundamental, a partir do qual podemos compreender a
fecundidade dos seres mortais, a sua misteriosa, e paradoxal, vocação para a imortalidade e para a
transcendência.
A inscrição deste pressuposto no campo da educação, ao mesmo tempo que convoca uma reflexão
substancial sobre a condição humana, obriga, em nosso entender, a considerar as implicações práticas
decorrentes da necessidade de realização do imperativo de acolhimento ético, procurando,
concretamente neste caso, indagar sobre as dimensões de ordem organizacional, profissional e
pedagógica que nos permitem qualificar a escola, cada escola, como um lugar de hospitalidade.
Description
Keywords
Educação escolar Hospitalidade Lugares de hospitalidade
Pedagogical Context
Citation
BAPTISTA, Isabel - Para uma Fundamentação Antropológica e ética da Educação, a Escola como Lugar de Hospitalidade. EDUCA - International Catholic Journal of Education. ISSN 2183-5136. N.º 2 (2016), p. 203-214