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http://hdl.handle.net/10400.14/16935
Título: | Identificação do potencial do Learning Analytics como conceito agregador da dispersão de relatórios gerados pelas plataformas de gestão de ensino |
Autor: | Neves, Sara Milheiro Castro |
Orientador: | Andrade, António |
Palavras-chave: | Learning Analytics Blackboard Sophia Agregação Estudo-Caso Exploratório Universidade Católica do Porto Aggregation Exploratory Case-Study |
Data de Defesa: | 26-Fev-2014 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação têm um papel fundamental no quotidiano das
pessoas e da sociedade. Este facto tem muito do seu fundamento na crescente
importância da obtenção do conhecimento em tempo real. Este conhecimento é
ainda mais valorizado no mundo dos negócios pois informação tratada,
atualizada, acessível e fiável é crucial para o controlo e tomada de decisão. No
que se refere aos serviços, nomeadamente ao serviço da educação
universitária, a informação gerada pelas plataformas de gestão do ensino é
essencial para a correta monitorização dos processos e da interação entre os
alunos, professores, conteúdos e serviços mediados por tecnologia.
Mediante um estudo de caso exploratório realizado no contexto da Faculdade
de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto, foi possível
caracterizar o uso das plataformas, nomeadamente a de e-learning e a dos
serviços administrativos. Esse estudo, entre outros objetivos, propunha-se
avaliar sumariamente o potencial, a pertinência e requisitos fundamentais para
a implementação de um Learning Analytics.
O objetivo principal recaía na identificação da adequação deste como conceito
agregador da dispersão de relatórios gerados por duas plataformas de gestão
do ensino - Blackboard e Sophia. Após a recolha dos dados e a utilização de
uma ferramenta para a análise e a agregação dos mesmos numa única tabela
foi possível cruzar as várias fontes de informação e tirar conclusões. A
ferramenta selecionada para o efeito foi o Microsoft Excel e todas as atividades
de compreensão e preparação dos dados foram sustentadas na metodologia
CRISP-DM.
Pelo que foi possível apurar neste protótipo, não existe uma relação concreta
entre as variáveis estudadas – Ocupação da plataforma vs Ponto de Maturação
vs Taxa de Aprovação. No entanto foi identificado e reconhecido o grande
potencial conceptual do Learning Analytics para estudos semelhantes e de
dimensões superiores. Information Technologies have a key role in everyday life and in society. This is fundamentally due to the growing importance of obtaining knowledge in real time. This knowledge is even more valued in the business world because processed, up-to-date, accessible and reliable information is critical for control and decision-making. As for the service sector, namely at the level of University education, the information generated by the education management platforms is essential for the correct monitoring of processes and the interactions between students, teachers, contents and services technology mediated. Through an exploratory case-study conducted in the Universidade Católica do Porto, it was possible to characterize the use of the platforms, mostly the ones in charge of the e-learning and administrative services. This study, among other objectives, proposed to briefly review the potential, relevance and requirements for the Learning Analytics implementation. The main goal of this study was identifying the potential of Learning Analytics as an aggregator concept of the dispersed reports generated by two learning platforms - Blackboard and Sophia. After the collection of the data, and the use of a selected tool for analysis and aggregation of data into a single table, it became possible to cross the various sources of information and draw conclusions. The tool selected for this purpose was Microsoft Excel and all activities of understanding and data preparation were supported by CRISP-DM methodology. In this prototype, it was not possible to find a specific relationship between the variables that were studied – Occupation of platform vs. Maturity Point vs. Approval Rate. However it was possible to identify and recognize the great conceptual potential of Learning Analytics for similar and bigger studies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.14/16935 |
Aparece nas colecções: | FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations |
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