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Para Habermas, a prática religiosa tornou-se, enquanto ritual, obsoleta. As funções ligadas à reprodução simbólica do mundo vivido abandonaram progressivamente o domínio sacral, peregrinando na direcção das estruturas profanas da comunicação pela linguagem. Só que este processo de transição, ou migração, não é, de facto, negador do rito. As linguagens rituais recompõem-se agora, fora e dentro do religioso instituído e autorizado, sob o signo da disseminação. Isso diz respeito também ao próprio campo religioso e à nova sintaxe ritual que aí se descobre. Falar de Eucaristia e novas ritualidades, implica a solicitação de novas chaves interpretativas para a dialéctica própria deste campo: entre o rito autorizado e o rito reapropriado.
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Keywords
Habermas Simbolismo religioso Rito Ritual Rito autorizado Rito re-apropriado Novas ritualidades Ritualidade eucarística Fragilidade ritual
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, Alfredo – «Aggiornamento» ou «bricolage» ritual? Para uma hermenêutica da ritualidade eucarística. Theologica. Braga ISSN 0872-234-X. N.º 43.- 2.ª série – Fasc. 1 (208) P. 137-159.
Publisher
Universidade Católica Portuguesa