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Estratégias promotoras de humanização em contexto de enfermagem pediátrica
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Charepe, Zaida | |
| dc.contributor.author | Bernardo, Ana Rita Folgado | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-08T11:31:19Z | |
| dc.date.available | 2024-07-08T11:31:19Z | |
| dc.date.issued | 2019-09-18 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.description.abstract | O termo humanização tem sido cada vez mais utilizado nos cuidados de saúde, tornando-se desta forma importante a discussão de estratégias promotoras da humanização. São ingredientes básicos para um cuidar humanizado, a visão holística, o respeito pela individualidade das pessoas, a escuta atenta, a valorização das crenças e a comunicação. Apesar deste ser um contexto tão específico, muitas vezes a humanização, a personalização e os cuidados específicos são deixados de parte. O objeto de estudo deste percurso formativo são as estratégias promotoras da humanização em contexto de enfermagem pediátrica, e através deste relatório pretende-se demonstrar o percurso formativo experienciado nos diferentes contextos da prática clínica através de uma análise crítica, pessoal e profissional, e integrando uma reflexão das aprendizagens e competências adquiridas. Mobilizando a teoria de enfermagem humanística de Paterson e Zderad (1988), foram articulados durante este percurso os referenciais teóricos e a prática baseada na evidência científica, centrados na temática da humanização dos cuidados de enfermagem, procurando desenvolver competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Neste âmbito foi realizada uma scoping review intitulada “Estratégias promotoras da humanização em contexto de enfermagem pediátrica” em que os principais resultados apontam para a utilização de estratégias que envolvem o acolhimento, a relação de vínculo, a comunicação efetiva e a utilização de práticas lúdicas. Compreendem também o uso da decoração e a introdução de elementos simbólicos como forma de humanizar o ambiente hospitalar. Das atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de estágio, destacam-se as seguintes: em cuidados de saúde primários - realização de projeto para instalação do Cantinho da Amamentação; no serviço de urgência pediátrica – realização de uma sessão de formação sobre estratégias não farmacológicas no controlo da dor na criança; e na unidade de neonatologia – realização do curso de promotores em aleitamento materno e elaboração de procedimento para visita das grávidas internadas no serviço de medicina materno-fetal às instalações das unidades de cuidados especializados neonatais. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The term humanization has been increasingly used in healthcare, thus making it important to discuss strategies that promote humanization. There are some basic ingredients for humanized care: holistic healthcare, respect for people’s individuality, attentive listening, valuing others’ beliefs and communication. While pediatrics is a field with unique needs, the ideas of humanization, personalization, and measures specific to this area are often left out of patient care. The object of study of this training course are strategies that promote humanization in the context of pediatric nursing and this report is intended to demonstrate the training course experienced in the different contexts of clinical practice through a critical, personal and professional analysis, integrating acquired knowledge and skills. Based on the humanistic nursing theory of Paterson and Zderad (1988), theoretical references and practices based on scientific evidence were articulated during this course, focusing on the humanization theme of nursing care and seeking to develop skills of nurses specialized in infant and pediatric healthcare. In this context, a scoping review entitled "Strategies promoting humanization in the context of pediatric nursing" was carried out, in which the main results point to the importance of using strategies involving hospitality, bonding, effective communication and the use of play practices. They also include the use of hospital decor and the introduction of symbolic elements as a way to humanize the hospital environment. Among the activities carried out in the different stages of the internship, the following stand out: in primary health care - implementation of a project to install the Breastfeeding Corner; in the pediatric emergency department - holding a training session on non-pharmacological strategies for pain management in children; and in the neonatal unit - completion of a course for breastfeeding promotion and the development of a plan for expecting mothers hospitalized in the maternal-fetal unit for high risk of premature birth to visit to the neonatal intensive care units. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202893979 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/45687 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Humanização da assistência | pt_PT |
| dc.subject | Strategies | pt_PT |
| dc.subject | Humanization of assistance | pt_PT |
| dc.subject | Pediatric nursing | pt_PT |
| dc.title | Estratégias promotoras de humanização em contexto de enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.title.alternative | Humanization promoting strategies in the context of pediatric nursing | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |
