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Internacionalização e rede de alianças como estratégias do setor têxtil e de vestuário : um estudo de caso do Portugal Fashion

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Abstract(s)

A internacionalização é um fenómeno inexorável no cenário empresarial, alinhando-se, com a procura pela sobrevivência num mercado globalizado e dinâmico. As alianças são estratégias determinantes neste processo, sobretudo, quando interligadas entre si numa rede de relações. Neste sentido, a investigação procura compreender o impacto da internacionalização no posicionamento da moda à escala global, analisando, simultaneamente, a influência das alianças e redes estratégicas neste processo. De forma a responder a estas questões de investigação, será desenvolvido um estudo de caso do Portugal Fashion, tendo por base documentos internos, uma entrevista e questionários com profissionais diretamente ligados ao projeto. O estudo conclui que o processo de internacionalização consistente e totalmente dedicado do Portugal Fashion permitiu que Portugal alcançasse um reconhecimento notório na moda à escala global, integrando, atualmente, marcas portuguesas em calendários oficiais das maiores capitais da moda. Para tal, foi categórico a formação e interligação de várias alianças diversificadas, capazes de alavancarem internacionalmente o projeto e o setor têxtil e de vestuário português. O principal contributo desta investigação reside na exploração de conceitos contemporâneos, como a internacionalização, alianças e redes, num setor tão tradicional e vital para Portugal. Ao fazê-lo, oferece novas perspetivas que podem orientar futuras investigações e estratégias no setor têxtil e de vestuário.
Internationalization is an inexorable phenomenon in the business landscape, aligning itself with the quest for survival in a globalized and dynamic market. Alliances are pivotal strategies in this process, particularly when interconnected within a network of relationships. In this regard, the research seeks to comprehend the impact of internationalization on the global positioning of fashion, simultaneously analyzing the influence of alliances and strategic networks in this process. To address these research questions, a case study of Portugal Fashion will be developed, based on internal documents, interviews, and questionnaires with professionals directly involved in the project. The study concludes that Portugal Fashion's consistent and dedicated internationalization process has led Portugal to achieve notable recognition in the global fashion arena, currently integrating Portuguese brands into the official calendars of major fashion capitals. To achieve this, the formation and integration of various diversified alliances were crucial, capable of internationally propelling both the project and the Portuguese textile and clothing sector. The main contribution of this research lies in the exploration of contemporary concepts such as internationalization, alliances, and networks in a sector so traditional and vital for Portugal. By doing so, it offers new perspectives that can guide future research and strategies in the textile and clothing industry.

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Alianças Internacionalização Modelo Uppsala Portugal Fashion Redes Alliances Internationalization Uppsala model Networks

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