Publication
Brasilândia não é Disneylândia: Negra Li, fábula e hiper-realidade
dc.contributor.author | Cardoso, Eduardo Prado | |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T17:02:23Z | |
dc.date.available | 2021-12-20T17:02:23Z | |
dc.date.issued | 2021-12-14 | |
dc.description.abstract | Através de um debate entre os conceitos de “fábula” e “hiper-realidade” – defendidos por Milton Santos (2001) e Jean Baudrillard (1991) para dar conta de perdas e hegemonias observadas na contemporaneidade –, o artigo analisa duas canções da rapper paulistana Negra Li: “Olha o menino”, de 2004, e “Brasilândia”, de 2019, bem como o videoclipe desta última. O olhar criativo e em primeira pessoa da mulher negra sobre a periferia que a projetou ao mundo traz um exame essencial aos modelos de ascensão social e autenticidade vividos na modernidade tardia. O artigo sustenta que, ao atravessar mais de uma década, o assertivo verso “Brasilândia não é Disneylândia” é poderoso recurso para alinhavar as críticas da representação da favela, forjada também pelo audiovisual brasileiro, com a de um mundo calcado em meras simulações do real. | pt_PT |
dc.description.abstract | The article engages in a reflection of Milton Santos’ “fable” (2001) and Jean Baudrillard’s “hyper-reality” (1991) – concepts interested in losses and hegemonies –, in order to analyze two songs written and performed by Brazilian rapper Negra Li: “Olha o menino” (2004) and “Brasilândia” (2019), as well as the latter’s music video. The first-person, creative voice of a black woman about the periphery in which she was brought up is a much-needed examination of models of social ascension and authenticity experienced in the late modernity. The article proposes that, by crossing more than a decade, the assertive verse “Brasilândia is not Disneyland” is a powerful tool to, first, critique the national, audiovisual representations of favelas, and second, to understand a world based on mere reality simulations. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34019/2525-7757.2021.v7.33608 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2525-7757 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/36217 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Rap brasileiro | pt_PT |
dc.subject | Modernidade tardia | pt_PT |
dc.subject | Favela | pt_PT |
dc.subject | Audiovisual brasileiro | pt_PT |
dc.subject | Brazilian rap | pt_PT |
dc.subject | Late modernity | pt_PT |
dc.subject | Favelas | pt_PT |
dc.title | Brasilândia não é Disneylândia: Negra Li, fábula e hiper-realidade | pt_PT |
dc.title.alternative | Brasilândia is not Disneyland: Negra Li, fable and hyper-reality | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 141 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 124 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Nava | pt_PT |
oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
person.familyName | Prado Cardoso | |
person.givenName | Eduardo | |
person.identifier.ciencia-id | CD1C-5449-56F2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8050-334X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57719038900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 96251d5c-a065-47aa-a678-031a4bbda0ca | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 96251d5c-a065-47aa-a678-031a4bbda0ca |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 33608_Texto_do_artigo_151382_1_10_20211213.pdf
- Size:
- 647.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format