Repository logo
 
Publication

A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Machado de
dc.contributor.authorGouveia, Duarte Nuno Ferreira de
dc.date.accessioned2014-11-19T16:02:41Z
dc.date.available2014-11-19T16:02:41Z
dc.date.issued2014-03-05
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractAs escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas.por
dc.description.abstractSchools, whose principal aim is to develop public education, from an organizational point of view, combine management practices with flexible capacities, structures and also more integrated procedures. This report focuses on our experiences and the knowledge gained throughout our professional career as we analyse and reflect on how management teams, namely executive presidents and directors, provide management and leadership, how they interact with the various agents/educational partners and how these interact with the school itself. These interactions in the school community and the management practices developed in the school are found in the current framework of school management for pre-school, primary and secondary education as set up by the autonomous regime. The executive presidents/directors of the schools play a fundamental role in the creation of a school culture that encourages the participation of the school community beyond the merely bureaucratic and formal, as required under the law, and promotes teamwork by means of internal policies.por
dc.identifier.tid203019407
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15733
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipação e Colegialidadepor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectDemocracypor
dc.subjectParticipation and Collegialitypor
dc.titleA gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203019407.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: