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Abstract(s)
The only definition of “absurdist humor” can be found in the Encyclopedia of Humor Studies
and states that it is composed of two essential fields: the rational absurd and the existential
absurd. This dissertation intends to construct a genealogy of the concept of “absurdist humor”
by exploring the foundations of these two strands and their philosophical relation in depth. It
also positions the concept with respect to humor theories, especially incongruity and
superiority, and to literary genres, as a kind of humor that fluctuates between the classical
notions of comedy and tragedy. Then, I examine a contemporary cultural product as a case
study: the TV series BoJack Horseman is a comedy show full of nonsensical elements and
jokes. However, it distinguishes itself from other comedy shows through the existentialist
problem of the main character, driving the show to a great level of complexity and exploring
dark themes. Through the close analysis of both text and visuals, I intend to propose a reading
of BoJack Horseman in light of “absurdist humor”.
A única definição existente de "humor absurdista" pode ser encontrada na Encyclopedia of Humor Studies e afirma que o conceito é composto por duas áreas essenciais: o absurdo racional e o absurdo existencial. Esta dissertação pretende construir uma genealogia do conceito de "humor absurdista", explorando em profundidade os fundamentos destas duas vertentes e a sua relação filosófica. Também posiciona o conceito em relação às teorias do humor, especialmente a incongruência e a superioridade, e em relação aos géneros literários, como uma espécie de humor que flutua entre as noções clássicas de comédia e tragédia. Em seguida, examino um produto cultural contemporâneo como caso de estudo: a série televisiva BoJack Horseman é uma comédia repleta de elementos e piadas‘nonsense’. No entanto, distingue-se de outras séries de comédia pelo problema existencialista da personagem principal, conduzindo-a a um grande nível de complexidade e explorando temas pesados. Através de uma atenta análise textual e visual, a dissertação pretende propor uma leitura de BoJack Horseman à luz do "humor absurdista".
A única definição existente de "humor absurdista" pode ser encontrada na Encyclopedia of Humor Studies e afirma que o conceito é composto por duas áreas essenciais: o absurdo racional e o absurdo existencial. Esta dissertação pretende construir uma genealogia do conceito de "humor absurdista", explorando em profundidade os fundamentos destas duas vertentes e a sua relação filosófica. Também posiciona o conceito em relação às teorias do humor, especialmente a incongruência e a superioridade, e em relação aos géneros literários, como uma espécie de humor que flutua entre as noções clássicas de comédia e tragédia. Em seguida, examino um produto cultural contemporâneo como caso de estudo: a série televisiva BoJack Horseman é uma comédia repleta de elementos e piadas‘nonsense’. No entanto, distingue-se de outras séries de comédia pelo problema existencialista da personagem principal, conduzindo-a a um grande nível de complexidade e explorando temas pesados. Através de uma atenta análise textual e visual, a dissertação pretende propor uma leitura de BoJack Horseman à luz do "humor absurdista".
Description
Keywords
Absurd BoJack Horseman Comedy Culture Existentialism Humor TV series Absurdo Comédia Cultura Existencialismo Série de televisão