Repository logo
 
Publication

Implementação do RESCUR com crianças e adolescentes surdos: perceção de professores, pais e alunos sobre o impacto ao nível do bem-estar e das aprendizagens

dc.contributor.authorFreitas, Eunice
dc.contributor.authorSimões, Celeste
dc.contributor.authorMineiro, Ana
dc.contributor.authorBeato, Ana
dc.date.accessioned2023-03-22T11:44:27Z
dc.date.available2023-03-22T11:44:27Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.description.abstractA resiliência é um conceito dinâmico e interativo que se refere à capacidade de o indivíduo se ajustar e recuperar perante vários tipos de adversidades ou dificuldades mais ou menos prolongadas no tempo. Implementar programas preventivos e promotores de resiliência revela-se, assim, fundamental na infância e na adolescência, principalmente em crianças vulneráveis. O presente estudo procurou explorar a perceção de 37 crianças e adolescentes surdos, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, e respetivos pais e professores acerca do impacto da adaptação e implementação do Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR). Neste estudo qualitativo foram realizados grupos focais com as crianças e adolescentes e entrevistas com os pais e professores. Os dados foram sujeitos a análise temática. Os resultados revelam melhorias significativas ao nível do bem-estar individual e social e da aquisição de competências relacionais, comunicacionais e académicas. Estes resultados demonstram a importância de promover a resiliência e aprendizagens específicas, adaptadas ao contexto da surdez, que possibilitem a estas crianças e adolescentes uma aprendizagem integral.pt_PT
dc.description.abstractResilience is a dynamic and interactive concept, which refers to the individual's capacity to adjust and recover while facing various types of adversities and hardships more or less prolonged in time. Preventive and resilience promotion programmes are fundamental in childhood and adolescence, especially in vulnerable children. The present study aims to explore the perception of 37 deaf children and adolescents, aged between 3 and 15 years old, and their parents and teachers about the impact of adapting and implementing the European Curriculum for Resilience (RESCUR). In this qualitative study, focus groups were conducted with the children and adolescents, and interviews with their parents and teachers. Data were subject to thematic analysis. The results reveal significant enhancements in terms of individual and social well-being and the acquisition of relational, communicational and academic skills. These results show the importance of promoting resilience and specific learnings adapted to the context of deafness, making possible in these children and adolescents learning integration.Promoting preventive programmes and resilience promoters reveals to be fundamental in childhood and adolescence.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.bibcodeFreitas_Simões_2022
dc.identifier.doi10.21814/rpe.25008pt_PT
dc.identifier.eid85149880802
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40674
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectRESCURpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectProgramas de resiliênciapt_PT
dc.subjectEstudo qualitativopt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectResilience programmespt_PT
dc.subjectQualitative studypt_PT
dc.titleImplementação do RESCUR com crianças e adolescentes surdos: perceção de professores, pais e alunos sobre o impacto ao nível do bem-estar e das aprendizagenspt_PT
dc.title.alternativeRESCUR implementation with deaf children and adolescents: perception of teachers, parents and students about the impact regarding well-being and learningspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage401pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage378pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
65269051.pdf
Size:
529.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: