Publication
Música instrumental para iniciação ao estudo do Oboé : caderno diário de exercícios práticos
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da | |
| dc.contributor.author | Leal, Pedro André Moreira | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-16T09:44:41Z | |
| dc.date.issued | 2015-09-01 | |
| dc.date.submitted | 2015 | |
| dc.description.abstract | Tendo em conta o atual contexto educativo da formação inicial no ensino da música, bem como o processo de ensino/aprendizagem, mais especificamente focando o ensino da iniciação ao instrumento oboé, este trabalho de investigação visa criar e compilar uma série de exercícios que possam ser úteis e mais uma ferramenta técnica e musical de uma melhor resolução de dificuldades específicas na aprendizagem deste instrumento. Através de uma análise de uma compilação bem estruturada de métodos, exercícios e estudos para oboé, o professor pode escolher o exercícios de uma forma mais simples e eficaz, não estando tão sujeito à pressão do tempo para encontrar o estudo ideal. Esta problemática pretendeu aqui ser investigada através de uma metodologia de análise de conteúdo das fontes primárias, nomeadamente os métodos didáticos relativos ao ensino do instrumento, procurando ainda contribuir e refletir sobre o conceito do papel do professor de instrumento e de um possível “professor-criador” e do seu material didático do ponto de vista técnico/musical. A parte empírica inclui ainda a análise de conteúdo da técnica de inquérito entrevista a diversos pedagogos da área específica em estudo. Identificadas que foram algumas das dificuldades mais frequentes na iniciação ao oboé, os resultados desta análise qualitativa foram incluídos nas respectivas conclusões e tidos em consideração na elaboração do caderno diário de exercícios práticos. Como contributo didático mais específico e aplicado, será por fim apresentada a proposta de método progressivo para o ensino do oboé no primeiro grau, onde serão apresentados exercícios técnicos e musicais denominados de “Caderno Diário de Exercícios Práticos”. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Regarding the current educational context of initial training in music education and the teaching/learning process, specifically focusing on the initial phase of teaching oboe instrument, this research aims to create and compile a series of exercises that can be useful and a technical and musical tool for better resolution of specific difficulties in learning this instrument. Through an analysis of a well-structured compilation methods, exercises and studies for oboe, the teacher can choose the exercises in a more simple and effective way, not being so subject to time pressure finding the ideal method. This issue meant to be investigated through a content analysis methodology of primary sources, in particular the learning methods for teaching the instrument, and foreseeing the contribution and influence on the concept of the instrument’s teacher, a possible "teacher-creator" and its teaching materials on a technical/musical viewpoint. The empirical part includes the content analysis of the interview survey technique to several teachers of the specific study subject. On the study were identified some of the most common difficulties on the initiation of the oboe, the results of qualitative analysis were included in the conclusions and taken into account in preparing the diary of practical exercicses. As more specific didactic contribution and applied, will be finally presented a proposal for progressive method for oboe teaching in first grade, that will present technical and musical exercises called "Diary Notebook of Practical Exercises". | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201488531 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20678 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de música | pt_PT |
| dc.subject | Iniciação instrumental 1º grau | pt_PT |
| dc.subject | Instrumento de sopro Oboé | pt_PT |
| dc.subject | Caderno diário de exercícios práticos | pt_PT |
| dc.subject | Teaching of music | pt_PT |
| dc.subject | First grade instrumental initiation | pt_PT |
| dc.subject | Wind instrument Oboe | pt_PT |
| dc.subject | Diary notebook of practical exercises | pt_PT |
| dc.title | Música instrumental para iniciação ao estudo do Oboé : caderno diário de exercícios práticos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música |
