Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre imagem corporal positiva, regulação emocional e sintomas de depressão, ansiedade e stress em estudantes do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
204004608.pdf831.78 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O ensino superior é frequentemente marcado por desafios significativos, que podem ter impacto na saúde mental, contribuindo para elevados níveis de depressão, ansiedade e stress. A imagem corporal positiva, tem sido apontada como um fator protetor relevante, associando-se a maior autoestima e bem-estar psicológico. Além disso, indivíduos com uma imagem corporal positiva tendem a apresentar uma regulação emocional mais eficaz, o que facilita respostas emocionais mais adaptativas perante exigências emocionais. Este estudo pretendeu analisar a relação entre a imagem corporal positiva, regulação emocional e sintomatologia de depressão, ansiedade e stress em estudantes do ensino superior. A amostra foi constituída por 216 estudantes do ensino superior, que responderam a quatro instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Apreciação Corporal; Escala da Responsividade Corporal; Escala de Dificuldades na Regulação Emocional; e Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Os resultados indicaram correlações negativas significativas entre a imagem corporal positiva (apreciação e responsividade corporal) e sintomas de depressão, ansiedade e stress, bem como com as dificuldades na regulação emocional. Verificou-se que níveis mais elevados de imagem corporal positiva estão associados a menores dificuldades de regulação emocional e menor sintomatologia psicológica. As análises de moderação demonstraram que as dificuldades na regulação emocional moderam significativamente a relação entre a responsabilidade corporal e os sintomas de depressão, ansiedade e stress. Assim, quanto menores forem essas dificuldades, mais evidente se torna o efeito protetor de uma imagem corporal positiva. Estes resultados sublinharam o papel central da regulação emocional na prevenção em saúde mental no ensino superior.
Higher education is often marked by significant challenges, which can have an impact on mental health, contributing to high levels of depression, anxiety and stress. Positive body image has been identified as a relevant protective factor, associated with greater self-esteem and psychological well-being. In addition, individuals with a positive body image tend to have more effective emotional regulation, which facilitates more adaptive emotional responses to emotional demands. This study aimed to analyse the relationship between positive body image, emotional regulation and symptoms of depression, anxiety and stress in higher education students. The sample consisted of 216 higher education students who answered four instruments: Sociodemographic Questionnaire; Body Appreciation Scale; Body Responsiveness Scale; Emotional Regulation Difficulties Scale; and Anxiety, Depression and Stress Scale. The results indicated significant negative correlations between positive body image (body appreciation and responsiveness) and symptoms of depression, anxiety and stress, as well as with difficulties in emotional regulation. It was found that higher levels of positive body image are associated with lower difficulties in emotional regulation and lower psychological symptomatology. The moderation analyses showed that difficulties in emotional regulation significantly moderate the relationship between body responsibility and symptoms of depression, anxiety and stress. Thus, the lower these difficulties are, the more evident the protective effect of a positive body image becomes. These results emphasise the central role of emotional regulation in mental health prevention in higher education.

Description

Keywords

Ansiedade e stresse Anxiety and stress symptoms Depression Emotional regulation Estudantes ensino superior Higher education students Imagem corporal positiva Positive body image Regulação emocional sintomatologia de depressão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue