Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Impacto de falhas de comunicação entre stakeholders no sucesso de um projeto Ágil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203035410.pdf650.73 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto de falhas de comunicação entre stakeholders no sucesso de um projeto como uma metodologia de gestão ágil. Ou seja, perceber de que forma deve ser gerida a comunicação interna e externa às organizações, procurando potenciar a entrega de valor aos seus clientes. Foi em 2001 que dezassete profissionais das Tecnologias de Informação (TI) se juntaram para publicar o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software” (Beck et al., 2001), com o intuito de partilhar as boas práticas para a implementação de projetos de desenvolvimento de software. O fim é a entrega de valor ao cliente. Desta forma o conceito pode ser replicado em qualquer setor de atividade. Ainda assim, empresas das TI, como o caso da Bizdirect (uma consultora nacional), apresentam falhas de comunicação ao longo do seu processo de criação de valor. Nomeadamente, falta de alinhamento interno, ou dificuldades de relacionamento com os seus clientes ao longo da implementação de projetos. De forma a analisar o impacto das falhas de comunicação, foram entrevistados nove consultores da Bizdirect (incluindo equipa técnica, gestores de projetos e gestores de equipa). As questões foram direcionadas para a rotina dos trabalhadores para estudar a comunicação interna e externa à Organização, falhas encontradas ao longo do processo e sugestões de melhoria para agilizar a execução dos projetos. Comparando os resultados das entrevistas com a literatura revista, destacam-se quatro áreas críticas para uma comunicação ágil que têm impacto na duração e no custo dos projetos, assim como na relação com o cliente. Compreendeu-se que devem ser definidos objetivos claros e atingíveis pela equipa num curto espaço de tempo e a sobre alocação deve ser evitada como forma dar resposta a vários projetos em simultâneo. Outro ponto a destacar é o envolvimento do cliente como membro ativo da equipa de projeto e, por último, a definição do âmbito do projeto não deve ser limitada à fase inicial do projeto, sob pena da solução final não ir de encontro às necessidades do cliente.
The present study aims to identify the impact of communication failures between stakeholders on agile project management success. In other words, understanding how internal and external communication to organizations should be managed, seeking to enhance the delivery of value to its customers. It was in 2001 that seventeen Information Technology (IT) professionals came together to publish the “Manifesto for Agile Software Development” (Beck et al., 2001), to share the best practices for software projects implementation. The end is the delivery of value to customers. On this way, the concept can be replicated in any sector of activity. Even so, IT companies, such as Bizdirect (a Portuguese consultancy), have communication failures throughout their value creation process. Namely, lack of internal alignment, or relationship difficulties within customers throughout projects implementation. To analyse the impact of communication failures, nine Bizdirect consultants were interviewed (including technical team, project managers and team managers). The questions were directed to the workers' routine to study internal and external communication of the Organization, flaws found throughout the process and suggestions for improvement to speed up projects’ execution. Comparing interviews’ results with reviewed literature, four critical areas of agile communication are highlighted, which impact on projects duration and cost, as well as relationship with clients. It was understood that clear and attainable objectives must be defined by the team in a short run and overallocation to respond to several projects simultaneously must be avoided. Another aspect to highlight is the client's involvement as an active member of a project team and, finally, the definition of a project scope should not be limited to the initial phase of a project, otherwise the final solution will not meet the client's needs.

Description

Keywords

Gestão de projetos Desenvolvimento Ágil de software Comunicação organizacional Project management Agile software development Organizational communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue