| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.9 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The purpose of the master thesis was to uncover the challenges accompanying the creation of
innovations, to discover how they affect the startup environment and to identify the one that
has the greatest impact on innovation.
To answer the research questions, qualitative empirical research was conducted using case
study analysis of one of the startups. Therefore, the situation of Polish HiDone startup was
analyzed, which after 2 years of operation in 2020 ended its activity. It seemed to be an ideal
example, because it had to face many challenges, which appeared during its activity.
The results of the case study showed that the challenges concern issues related to the external
environment of the startup (e.g. competition) and internal (e.g. team). Challenges can occur at
any stage of the startup activity, so it is important to anticipate them or identify them in order
to quickly determine their best solution. Moreover, with time to go into greater detail, it turned
out that the greatest challenge may appear at the very beginning and accompany the whole
period of operation. This challenge is a lack of knowledge and research of the market the
company is entering. It results in a lack of revenue and public acceptance of the product, and
the consequences of this negligence can continue to follow the founders even after the business
has ended.
O objectivo da tese de mestrado foi descobrir os desafios que acompanham a criação de inovações, descobrir como estas afectam o ambiente de arranque e identificar aquele que tem maior impacto na inovação. Para responder às questões de investigação, foi realizada uma investigação empírica qualitativa utilizando a análise de casos de estudo de uma das empresas em fase de arranque. Assim, foi analisada a situação do startup polaco HiDone, que após 2 anos de funcionamento em 2020 terminou a sua actividade. Parecia ser um exemplo ideal, pois teve de enfrentar muitos desafios, que surgiram durante a sua actividade. Os resultados do estudo de caso mostraram que os desafios diziam respeito a questões relacionadas com o ambiente externo do arranque (por exemplo, concorrência) e interno (por exemplo, equipa). Os desafios podem ocorrer em qualquer fase da actividade de arranque, pelo que é importante antecipá-los ou identificá-los, de modo a determinar rapidamente a sua melhor solução. Além disso, com o tempo para entrar em mais detalhes, verificou-se que o maior desafio pode surgir logo no início e acompanhar todo o período de operação. Este desafio é a falta de conhecimento e de investigação do mercado em que a empresa está a entrar. Resulta numa falta de receitas e de aceitação pública do produto, e as consequências desta negligência podem continuar a seguir os fundadores, mesmo depois de a empresa ter terminado
O objectivo da tese de mestrado foi descobrir os desafios que acompanham a criação de inovações, descobrir como estas afectam o ambiente de arranque e identificar aquele que tem maior impacto na inovação. Para responder às questões de investigação, foi realizada uma investigação empírica qualitativa utilizando a análise de casos de estudo de uma das empresas em fase de arranque. Assim, foi analisada a situação do startup polaco HiDone, que após 2 anos de funcionamento em 2020 terminou a sua actividade. Parecia ser um exemplo ideal, pois teve de enfrentar muitos desafios, que surgiram durante a sua actividade. Os resultados do estudo de caso mostraram que os desafios diziam respeito a questões relacionadas com o ambiente externo do arranque (por exemplo, concorrência) e interno (por exemplo, equipa). Os desafios podem ocorrer em qualquer fase da actividade de arranque, pelo que é importante antecipá-los ou identificá-los, de modo a determinar rapidamente a sua melhor solução. Além disso, com o tempo para entrar em mais detalhes, verificou-se que o maior desafio pode surgir logo no início e acompanhar todo o período de operação. Este desafio é a falta de conhecimento e de investigação do mercado em que a empresa está a entrar. Resulta numa falta de receitas e de aceitação pública do produto, e as consequências desta negligência podem continuar a seguir os fundadores, mesmo depois de a empresa ter terminado
Description
Keywords
HiDone Startup Lean Poland Market Customer Service Provider
