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- O impacto dos créditos documentários de importação e exportação no Grupo NorsPublication . Campos, Filipe José Lopes de; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eOs impactos dos instrumentos de Trade Finance no Comércio Internacional têm vindo a ganhar relevo desde a crise financeira de 2008. Os choques da oferta deste tipo de instrumentos originam impactos na economia real por via de uma variação do volume do comércio internacional. De entre os vários instrumentos, o que apresenta um maior uso são os Créditos Documentários de Importação e Exportação. A maior utilização dos Créditos Documentários deve-se sobretudo pela maior mitigação dos riscos inerentes ao Comércio Internacional, visto que há uma garantia de pagamento prestada pelas instituições financeiras que intervêm na operação. Desta forma, a maior dificuldade em avaliar corretamente os riscos inerente às transações em contexto de comércio internacional é contrabalançado com a garantia dada pela instituição financeira. A partir da adoção de uma metodologia qualitativa, este estudo conduziu a analise das caraterísticas dos instrumentos de Trade Finance do Grupo Nors para os anos de 2018 e 2019, com maior incidência nas regiões da Ibéria e Angola, e quais os impactos na prossecução dos objetivos estratégicos do Grupo. Os resultados revelam que a maior utilização dos Créditos Documentários a partir de 2018 se deve à maior abertura do governo angolano para a disponibilização de divisas para o comércio internacional. Esta maior abertura impactou positivamente o grupo que viu, desta forma, reduzido o seu working capital – uma das guidelines para o alcance dos seus objetivos estratégicos.
- Fundamental analysis of Greggs PlcPublication . Miah, Samir; Kassanis, AntoniosA fundamental analysis of Greggs Plc is carried out using the Dividend Discount Model (DDM); with ‘Beta’ calculated using the historical data method and used to calculate the Cost of Equity (CAPM – Capital Asset Pricing Method). An industry analysis and Greggs’ relative strength using Porter’s Five Forces is also examined. Ratio analysis focuses on the ‘key indicators’ frequently reported on in the industry. These three aspects are combined to provide a final recommendation on whether or not to invest in Greggs Plc under different scenarios. All scenarios assume the investor is looking to invest in UK equities only.
- A rentabilidade do negócio : múltiplos objetos de análise : caso de estudo de empresa de logísticaPublication . Ferrão, Joana Oliveira; Marques, Luís Manuel Dionísio; Soares, Miguel Alberto ReisAo longo dos últimos anos, a forma como as empresas medem a sua rentabilidade tem vindo a evoluir de forma significativa. A literatura sugere uma tendência de, numa perspetiva segmental, acrescentar às tradicionais formas de medir a rentabilidade centradas nos produtos e serviços novos objetos de análise de rentabilidade, tais como clientes, geografias de atuação, canais comerciais, entre outros. A presente tese analisa o caso específico duma empresa portuguesa operadora de logística que mede a rentabilidade tendo como objeto de análise os seus clientes. Com recurso a um estudo de caso, a presente tese tem como objetivo analisar a forma de medir a rentabilidade do negócio, utilizando os clientes como objeto, e discutindo-se mais especificamente o impacto que a repartição de custos1 indiretos têm neste contexto de análise de rentabilidade. No estudo de caso, pretendeu-se ainda explorar os possíveis impactos que a análise multidimensional de desempenho possa ter nas dinâmicas de gestão. O caso de estudo foi suportado por duas visitas à empresa em causa, tendo sido elaborada uma entrevista semiestruturada dirigido à equipa de controlo de gestão para obter a informação e os dados necessários. Com o objetivo de avaliar o impacto dos custos indiretos na análise de rentabilidade, procedeu-se a uma análise de informação de custeio disponível, tendo sido desenvolvido um modelo de simulação para a imputação dos gastos indiretos utilizando o sistema de custeio time-driven activity-based costing, o qual permite às empresas determinarem, de forma prática e precisa os custos e capacidade de utilização dos seus processos e a rentabilidade dos seus clientes (Kaplan & Anderson, 2007). Procedeu-se, também, a uma comparação da margem operacional obtida através do sistema TDABC e do sistema de custeio tradicional, atualmente utilizado pela empresa. Sendo os sistemas tradicionais aqueles que utilizam drivers baseados em volume e pools de gastos que se encaixam na estrutura organizacional da empresa e que a sua alocação é direta (Balakrishnan, Labro, & Sivaramakrishnan, 2012a). O presente estudo permitiu concluir que o modelo de custeio multidimensional (com diferentes objetos de análise de rentabilidade) tem impacto relevante na gestão da empresa em análise, sendo a visão do negócio proporcionada pela informação produzida pela contabilidade de gestão essencial para os processos de tomada de decisão e de trabalho num contexto de implementação da estratégia. Concluiu-se também, que a metodologia de imputação de gastos indiretos pode ter um grande impacto no grau de enviesamento da análise de rentabilidade de clientes.
- Segmentação e caracterização dos consumidores das gerações Y e Z : o caso da ParfoisPublication . Janson, Isabel da Gama e Castro; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaSegmentação de mercado é um conceito chave em marketing, o qual tem vindo a ser constantemente e intensivamente estudado por investigadores da área. Os segmentos geracionais Y e Z apresentam padrões de comportamento distintos, porém o número de estudo que equipara as duas gerações é reduzido. Os mais jovens são nativos tecnológicos, impacientes, valorizam a autenticidade, e são pouco materialistas. Já a geração acima, conta com uma preocupação elevada na sua imagem, dá atenção às novas tecnologias, e coloca a opinião dos amigos como prioridade. Foram descobertas disparidades no comportamento do consumo em moda destes dois grupos geracionais e testadas através do modelo original de Sproles e Kendall (1998), adaptado para português por Araújo (2013) e de Vineyard (2014). Assim, foi possível alcançar o intuito da presente investigação, isto é, a segmentação e a criação do perfil do consumidor das gerações Y e Z, para a Parfois a nível nacional, a qual é uma marca portuguesa Fast Fashion de acessórios de moda, operando a nível mundial. Foram obtidos dados relevantes do inquérito distribuído, de onde resultaram 357 respostas válidas para investigação. Pelo método K-means foram criados segmentos para cada uma das gerações, capacitando o conhecimento aprofundado destas. Foi descoberto que a geração mais jovem, é mais impulsiva durante o processo de compra, é mais facilmente persuadida por influenciadores digitais e, por último, tanto tem mais conhecimentos em moda como necessidade em comprar as novidades, do que a geração Y. Foi concluído que as estratégias de marketing da marca necessitam de ser ajustadas a algumas especificidades de cada geração.
- Alterações no sistema de controlo de gestão no contexto de mudança de estratégia : o caso da Adira : Metal FormingPublication . Celestino, Henriette Patrícia Cândido; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deEste estudo, na modalidade de Relatório de Estágio, realizado na empresa Adira – Metal Forming Solutions SA, teve como objetivo analisar a implementação do Balanced Scorecard e a Matriz X do Kaizen como ferramentas de controlo da execução estratégica, no contexto da alteração do seu acionista de referência e consequente alteração da visão e do posicionamento estratégico daí decorrentes. A empresa objeto de estudo opera desde 1956 no mercado B2B, desenvolvendo soluções para o trabalho de chapa metálica e na produção de máquinas-ferramentas. Em 2017, foi adquirida pelo grupo Sonae Capital. A questão de investigação definida foi a seguinte: Como os Sistemas de Controlo de Gestão da Adira – Metal Forming podem ser mais eficazes? O desenho teórico em resposta, enfatiza as ferramentas e a literatura principal sobre os diferentes Sistemas de Controlo de Gestão utilizados na Adira, como o Tableau de Bord, vigente no tempo dos anteriores acionistas , e o BSC e a Matriz X implementados na era Sonae Capital. A metodologia qualitativa adotada assenta na Adira como estudo de caso único. As fontes de recolha de dados primários basearam-se em entrevistas, documentos internos da empresa, na observação e participação direta, e as secundárias, em artigos e revistas científicas. O trabalho realizado permitiu verificar a existência de diversos problemas na implementação das novas ferramentas de controlo, que têm sido utilizadas de forma desarticulada e até certo ponto vistas mais como ferramentas de reporte aos novos acionistas, do que como ferramentas de gestão vividas dentro da organização e úteis aos gestores e tradutoras de uma nova estratégia que para muitos ainda não é sequer conhecida. A principal sugestão que deixamos para dar respostas a este problema consiste na adoção integral do Execution Premium e na sua articulação de uma forma mais consciente com as ferramentas de melhoria contínua do Kaizen.
- Orçamento de base zero : fundamentos de gestão e utilidade em contexto de mudança de estratégia : estudo de caso : empresa de extração e venda de areia e aterroPublication . Filho, Ivo Barcellos Assumpção; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deO presente trabalho tem como principal motivação contribuir para a dicussão em torno da utilidade do orçamento de base zero e dos fundamentos de gestão que possam apoiá-lo na sua implantação em contextos de mudança de estratégia empresarial. Para iniciar o estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre orçamento como ferramenta do controlo de gestão, diferentes abordagens para o processo de orçamentação, em especial o orçamento de base zero e alguns fundamentos de gestão que suportam a implantação do orçamento de base zero. A metodologia deste trabalho se deu através de um estudo de caso de uma pequena empresa de extração e venda de areias e aterro, localizada na cidade de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A empresa em causa passou por uma mudança de estratégia que coincidiu com a mudança da equipa de gestão no início do ano de 2017. A nova gestão, após avaliar o contexto da empresa e sua envolvente definiu os novos objetivos estratégicos, e decidiu por fazer uso de fundamentos do orçamento de base zero para o seu processo orçamentário além de utilizar também diferentes abordagens de orçamento e fundamentos de gestão para agregar ainda mais valor ao processo e torná-lo mais eficaz. Uma comparação entre períodos foi realizada para que pudesse ser demonstrada a cultura de melhoria contínua e a utilidade do orçamento de base zero neste contexto. Estes resultados parecem demonstrar a eficácia do orçamento de base zero e como as diferentes abordagens e principais fundamentos de gestão adotados puderam otimizar e dar continuidade a este processo de forma a permitir que toda a organização esteja motivada e alinhada à estratégia da empresa.
- Challenges and opportunities of the circular economy in the development of refillable perfume systems : the case of the UKPublication . Carvalho, Ana de Sousa Francisco; Julião, Jorge Manuel Soares; Gaspar, MarceloThe circular economy (CE) refers to a model of production and consumption that is restorative and regenerative by nature. The strategy behind the circular business model relies on extending a product’s lifetime. The previous may be achieved through manufacturing of goods that are durable and simple to repair, reuse and replace its parts. In turn, the model translates into a reduction in resource consumption and waste production. Reuse consists of keeping materials in use for longer and, it may prove crucial behaviour in tackling the current waste and plastic pollution crisis. “Plastic trash has become so ubiquitous that it has prompted efforts to draft a global treaty negotiated by the United Nations (UN)”. The issue at hand warrants a solution which rethinks the packaging and the materials utilised. In light of the pressing nature of the underlying topic detailed above, the purpose of this paper is twofold. Firstly, it explores the drivers and challenges of consumers’ purchase decisions with respect to reusing empty perfume bottles; in other words, refilling perfume bottles, in the United Kingdom (UK). Secondly, it addresses the underlying motivations, attitudes and trade-off choices towards environmentally friendly purchases which, in turn, allows to ascertain the most successful refillable perfume system for the UK market. This paper is relevant as it provides insights regarding the influence of consumers’ antecedents and trade-offs in the case of refillable perfume systems. Said insights allow to precict with greater accuracy consumer behaviours purchase decision. Primary data was collected through a mixture of quantitative and qualitative methods, an online self-completed survey (N=257) and face to face, semi structured script, interviews (N=5), respectively. vi The present research revealed that, on the one hand, consumers are willing incorporate circular economy systems, such as reuse by means of refill of empty perfume containers. Perceived benefits include cost savings, waste reduction, convenience, ease and transparency. On the other hand, perceived barriers include logistical efforts, loss of flexibility, time consuming processes and low savings. Both need to be taken into consideration when designing the refill business model, in order to put in place a robust operation that will appeal to consumers.
- To “sin” or to be ethical? : comparing the performance of FTSE4Good index with sin stocksPublication . Fragateiro, Ana Rita Chorão; Pinto, João Filipe MonteiroThis study focuses on the differences between being a socially responsible investor and a vice investor by investigating the performance of the FTSE4Good index and compare it with the performance of a “sin” portfolio. The dataset includes stocks from the European and American market over the period of 2001-2019. The results reveal that FTSE4Good portfolios outperform when compared with appropriate benchmarks. Additionally, by employing different models, the findings point out to a superior performance in the European “Sin” portfolio. Consistent with previous evidence, the results do not show an underperformance or outperformance in the difference of these portfolios, when using models such as the CAPM, the Fama and French three-factor model (1993), the Carhart (1997) four factor model and the Fama and French (2015) five-factor model.
- EU coalition explorer 2020Publication . European Council on Foreign Relations; Franco, Lívia
- Offshore outsourcing as a business strategy : a qualitative study of the offshoring adoption within the Portuguese footwear industryPublication . Pereira, Isabella Velasquez Celano Estrella; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThe purpose of this dissertation is to advance the theoretical and practical development of the adoption of offshore outsourcing as a business strategy, in the Portuguese footwear industry. The paper provides a literature review on the topics of outsourcing and offshoring and delves into secondary data about the global and Portuguese footwear sector. Based on the theoretical study, it is proposed a framework of analysis that was the basis for the research. The data were collected through the methodology of case studies with interviews conducted with the managers of shoe companies in Portugal. Moreover, it was also conducted interviews with Portuguese footwear authorities. To analyze the results, a qualitative method was used, which determined the main variables responsible for the adoption of the offshoring strategy by companies and its benefits and risks. The main findings suggest that although in the authorities’ opinions the offshore is not much adopted in the Portuguese footwear industry, it is appreciated by the studied companies. The managers interviewed affirmed that they only managed to achieve success and growth due to the adoption of this strategy. In general, companies face some local limitations that motivate them to look for foreign suppliers, in addition to the need to focus on their core activities with greater profitability. The main benefits identified are operational flexibility; savings; new knowledge acquisition; risk reduction; and possibility to grow. On the other hand, the strategy has some risks such as loss of quality and control; and freight lead time that requires a closer management. From a managerial perspective, the paper provides an important summary of the main variables that motivate the companies to offshore, which is essential for managers from different sectors to take into consideration when analyzing the offshoring adoption. This is an original paper that presents a Dual Perspective of the Offshore Analysis with an essential theoretical summary of the offshoring concept and its practical application within the footwear sector, a relevant activity for the global economy.