Publication
Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes
dc.contributor.author | Melo, Ana Luísa C. Fernandes de Ataíde | |
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2013-06-20T12:34:19Z | |
dc.date.available | 2013-06-20T12:34:19Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este artigo sintetiza um estudo exploratório realizado na Universidade Católica – Centro Regional do Porto no ano de 2011. O estudo envolveu um grupo de docentes do Ensino Superior e pretendeu: i) conhecer a representação que os docentes do ensino superior universitário têm relativamente às suas práticas; ii) verifi car se a representação das práticas é conforme ao código pedagógico proposto por Zabalza (2008) para uma docência de qualidade no Ensino Superior; iii) obter a opinião dos docentes quanto à importância de um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos propostos para um ensino de qualidade e aos aspetos relativos à vivência da profi ssão docente. A abordagem teórica permitiu-nos contextualizar a universidade e os desafi os a que tem que responder, nomeadamente no que concerne às orientações pedagógicas que decorrem da implementação do Processo de Bolonha. Também o ofício de ser professor, no seu desenvolvimento e dimensões, foi objeto da nossa análise. O estudo empírico apresenta-se como um estudo de caso de natureza exploratória e naturalista, recorrendo a uma metodologia de base hermenêutica e a uma estatística descritiva. Feita a análise e discussão dos dados, concluímos que os docentes verbalizaram uma autoperceção positiva das práticas que desenvolvem e que se encontram alinhadas com a proposta de Miguel Zabalza para a docência no Ensino Superior. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.citation | MELO, Ana Luísa C. Fernandes de ; MATIAS ALVES, José - Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 125-149 | por |
dc.identifier.issn | 1645-4006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/11513 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Docência universitária | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 149 | |
oaire.citation.startPage | 125 | |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | |
oaire.citation.volume | 12 | |
person.familyName | Ferreira Matias Alves | |
person.givenName | José Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 1F1F-62AA-D000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9490-9957 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes.pdf
- Size:
- 152.67 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: