Repository logo
 
Publication

Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes

dc.contributor.authorMelo, Ana Luísa C. Fernandes de Ataíde
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2013-06-20T12:34:19Z
dc.date.available2013-06-20T12:34:19Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste artigo sintetiza um estudo exploratório realizado na Universidade Católica – Centro Regional do Porto no ano de 2011. O estudo envolveu um grupo de docentes do Ensino Superior e pretendeu: i) conhecer a representação que os docentes do ensino superior universitário têm relativamente às suas práticas; ii) verifi car se a representação das práticas é conforme ao código pedagógico proposto por Zabalza (2008) para uma docência de qualidade no Ensino Superior; iii) obter a opinião dos docentes quanto à importância de um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos propostos para um ensino de qualidade e aos aspetos relativos à vivência da profi ssão docente. A abordagem teórica permitiu-nos contextualizar a universidade e os desafi os a que tem que responder, nomeadamente no que concerne às orientações pedagógicas que decorrem da implementação do Processo de Bolonha. Também o ofício de ser professor, no seu desenvolvimento e dimensões, foi objeto da nossa análise. O estudo empírico apresenta-se como um estudo de caso de natureza exploratória e naturalista, recorrendo a uma metodologia de base hermenêutica e a uma estatística descritiva. Feita a análise e discussão dos dados, concluímos que os docentes verbalizaram uma autoperceção positiva das práticas que desenvolvem e que se encontram alinhadas com a proposta de Miguel Zabalza para a docência no Ensino Superior.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMELO, Ana Luísa C. Fernandes de ; MATIAS ALVES, José - Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 125-149por
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11513
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Editorapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleContributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage149
oaire.citation.startPage125
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume12
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes.pdf
Size:
152.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: