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A presença de enfermagem em saúde infantil : um caminho para a humanização dos cuidados

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Abstract(s)

O conceito de presença de enfermagem pressupõe o desenvolvimento de um relacionamento interpessoal durante os cuidados de enfermagem, que seja capaz de produzir resultados positivos e significativos no estado de saúde da criança e/ou jovem. É possível aplicar a presença de enfermagem como um recurso terapêutico, que ocorre quando os enfermeiros e a díade (criança e pais) estão mutuamente disponíveis para uma comunicação recíproca. Implica o estabelecimento de uma conexão pessoal para além da partilha das experiências vividas e envolve: escuta ativa, atenção, intimidade, toque terapêutico, exploração espiritual, empatia, carinho, compaixão, e reconhecimento das necessidades psicológicas, psicossociais e fisiológicas da díade. O objetivo geral deste relatório assenta em desenvolver competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, mobilizando o conceito de presença de enfermagem, à luz da teoria do cuidado humanístico de Paterson e Zderad, nos diversos contextos de estágio, nomeadamente, Urgência Pediátrica, Internamento Pediátrico e Unidade de Neonatologia, de modo a contribuir para a promoção de um cuidado de enfermagem humanizado em populações pediátricas. Com recurso à metodologia de projeto (Ruivo et al, 2007), foram estabelecidos, para cada contexto de estágio, objetivos específicos e atividades a desenvolver para os concretizar, tendo como suporte a evidência científica mais recente. Ao longo de todo o percurso de estágio, foram realizados, organogramas, instruções de trabalho, materiais didáticos e programas de formação, assim como, aplicadas estratégias facilitadores e promotoras do diálogo entre enfermeiro-díade como a utilização do brinquedo terapêutico e a presença de enfermagem na narração de histórias dirigidas à criança e/ou jovem. A realização do presente relatório possibilita uma análise reflexiva sobre todas as atividades desenvolvidas ao longo do percurso de desenvolvimento de competências, bem como, identificar quais as competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, e competências comuns do enfermeiro especialista, adquiridas com a concretização das mesmas, com enfoque na humanização dos cuidados prestados à criança/jovens/pais/família.
The concept of nursing presence assumes the development of an interpersonal relationship during nursing care that is capable of producing positive and significant outcomes in the health status of the child and/or young person. It is possible to apply nursing presence as a therapeutic resource, which occurs when nurses and the dyad (child and parents) are mutually available for reciprocal communication. It implies the establishment of a personal connection beyond sharing lived experiences and involves active listening, attention, intimacy, therapeutic touch, spiritual exploration, empathy, affection, compassion, and recognition of the psychological, psychosocial, and physiological needs of the dyad. The overall objective of this report is to develop the competencies of the paediatric specialist nurse, mobilizing the concept of nursing presence in light of Paterson and Zderad's theory of humanistic care, in various placement contexts, namely, Paediatric Emergency Department, Paediatric Ward, and Neonatal Unit, in order to contribute to the promotion of humanized nursing care in paeds. Using a project methodology, specific objectives and activities were established for each placement context to be achieved, supported by the most recent scientific evidence. Throughout the placement, organizational charts, work instructions, educational materials, and training were provided, as well as strategies that facilitate and promote dialogue between nurse-dyad, such as the use of therapeutic toys and nursing presence in storytelling directed to the child and/or young person. The result of this report enables a reflective analysis of all activities carried out during the development process of the necessary skills, as well as the identification of the competencies of the paediatric specialist nurse. Furthermore, it´s also important to be aware of the common competencies of the specialist nurse acquired through their implementation, with a focus on the humanization of care provided to children/young people/parents/family.

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Enfermagem Humanização Presença Nursing Humanization Presence

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