| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Being free does not always carry the meaning of granted security, especially in the context of market competition. This means that companies must keep up with the constant market changes and be updated with a more and more demanding consumer, in order to succeed in a liberalized market. Key factors have been shown to account for a company’s success in a competitive market, such as a strong marketing strategy, brand awareness and consumers that are loyal to the brand.
This case study draws an example of a company – EDP –, that opened its doors for other players to enter the new liberalized energy market in Portugal and is still succeeding as market leader in several segments. The focus lies on the key changes defined in the marketing and branding strategies, and on the discovery of other factors that accounted for such continuous success. Exploratory interviews were run to gather relevant information about the company and an online survey in order to understand consumers’ perception of the changes in the market, the brand itself and their relationship with EDP.
The results of the research reinforce the importance of a strong marketing strategy, the ability of being flexible in order to adapt to the market changes and, also, the power of maintaining a strong bond with consumers, based on a trust relationship built over 40 years of history.
Ser livre nem sempre significa estar seguro, especialmente no contexto de competitividade de mercado. Isto significa que as empresas devem ter a capacidade de acompanhar as constantes mudanças do mercado para responder a um consumidor que é cada vez mais exigente. Um conjunto de fatores-chave tem-se mostrado crucial para o sucesso num mercado competitivo, tal como uma forte estratégia de marketing, reconhecimento da marca e consumidores leais à marca. O estudo de caso relata um exemplo de uma empresa – EDP –, que viu abrir as suas portas a outros competidores no novo mercado de energia liberalizado em Portugal e, ainda assim, conseguir liderar em vários segmentos do mercado. O caso foca-se nas mudanças essenciais na estratégia de marketing e de marca, e na descoberta de outros fatores que contribuíram para tal sucesso. Foram realizadas entrevistas exploratórias para adquirir informação sobre a empresa e um inquérito online para estudar a perceção dos consumidores relativamente às mudanças que ocorreram no mercado português de energia, na própria marca e na relação desta com os consumidores. Os resultados da pesquisa sublinham a importância de uma forte estratégia de marketing, da capacidade de a empresa ser flexível para se conseguir adaptar às mudanças do mercado e, ainda, o poder de preservar uma leal e forte ligação com os clientes, baseado numa relação de confiança construída ao longo de 40 anos de história.
Ser livre nem sempre significa estar seguro, especialmente no contexto de competitividade de mercado. Isto significa que as empresas devem ter a capacidade de acompanhar as constantes mudanças do mercado para responder a um consumidor que é cada vez mais exigente. Um conjunto de fatores-chave tem-se mostrado crucial para o sucesso num mercado competitivo, tal como uma forte estratégia de marketing, reconhecimento da marca e consumidores leais à marca. O estudo de caso relata um exemplo de uma empresa – EDP –, que viu abrir as suas portas a outros competidores no novo mercado de energia liberalizado em Portugal e, ainda assim, conseguir liderar em vários segmentos do mercado. O caso foca-se nas mudanças essenciais na estratégia de marketing e de marca, e na descoberta de outros fatores que contribuíram para tal sucesso. Foram realizadas entrevistas exploratórias para adquirir informação sobre a empresa e um inquérito online para estudar a perceção dos consumidores relativamente às mudanças que ocorreram no mercado português de energia, na própria marca e na relação desta com os consumidores. Os resultados da pesquisa sublinham a importância de uma forte estratégia de marketing, da capacidade de a empresa ser flexível para se conseguir adaptar às mudanças do mercado e, ainda, o poder de preservar uma leal e forte ligação com os clientes, baseado numa relação de confiança construída ao longo de 40 anos de história.
Description
Keywords
Regulated market Liberalized market Competition Competitiveness Energy Electricity Natural gas Marketing strategy Brand and communication Consumer behavior Mercado regulado Mercado liberalizado Concorrência Competitividade Energia Eletricidade Gás natural Estratégia de marketing Marca e comunicação Comportamento do consumidor
