Repository logo
 
Publication

Da “pedagogia do não” e do “cogito” do sonhador, em gaston bachelard: pensando uma educação para a imaginação

dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado de
dc.contributor.authorChaves, Iduina Mont’Alverne
dc.date.accessioned2021-01-27T14:46:39Z
dc.date.available2021-01-27T14:46:39Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo, fundamentamos uma educação para a imaginação a partir da perspectiva de Gaston Bachelard, desenvolvida em torno da “Pedagogia do Não” e do “cogito” do sonhador, em oposição ao racionalismo dogmático e ao empirismo ingénuo, integrando a imaginação criadora através da qual o sujeito se faz imaginativo. Caracterizamos, assim, a “Pedagogia do Não” como uma pedagogia capaz de conduzir o diálogo e estabelecer equilíbrio entre pensamento e imaginação e atribui-lhe relevante papel na conjugação da objetividade científica e da imaginação poética, para, por fim, discutir a possibilidade de pensar uma educação para a imaginação na base do “cogito” do sonhador. Destacando os poderes e as funções da imaginação, quando recorrem às figuras de retórica, como a antítese, a hipérbole, a antífrase e o eufemismo, e ao jogo de imagens que esse uso comporta, realçamos a função eufemizante da imaginação e a sua capacidade de inovação semântica, susceptível de conduzir à “remitologização” do mundo, cumprindo um “novo espírito pedagógico” que, coerentemente com o “novo espírito científico”, conjugue a objetividade científica e a imaginação poética.pt_PT
dc.description.abstractIn this article the authors attempts to provide the foundations for an education for the imagination in accordance with Gaston Bachelard’s perspective developed around the No Pedagogy and the dreamer's “cogito” (as opposed to dogmatic rationalism and naive empiricism), whilst integrates the creative imagination, a fundamental dimension and tool to any imaginative mind. It thus characterizes the No Pedagogy as a pedagogy capable of conducting a dialogue and establishing a balance between thought and imagination while assigning it a relevant role by combining scientific objectivity and poetic imagination; it finally discusses the possibility of thinking of an education for the imagination on the basis of the dreamer's “cogito”. By highlighting the powers and functions of the imagination whilst using rhetorical figures such as antithesis, hyperbole, antiphrase and euphemism, and the play of images that this use entails, the article underscores the euphemizing function of imagination and its capacity of semantic innovation, by leading to the “remythologization” of the world, fulfilling a “new pedagogical spirit” that, coherently with the “new scientific spirit”, combines scientific objectivity and poetic imagination.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo propone un modelo de educación que toma como centro la imaginación. Parte de la perspectiva que Gaston Bachelard desarrolla, frente al racionalismo dogmático y al empirismo ingenuo, en torno a la Pedagogía del No y al “cogito” del soñador e integrando la imaginación creativa a través de la cual el sujeto se vuelve imaginativo. Caracteriza así a la Pedagogía del No como una pedagogía capaz de dialogar y establecer un equilibrio entre el pensamiento y la imaginación y le asigna un papel relevante en la conjugación de la objetividad científica y la imaginación poética para, finalmente, discutir la posibilidad de pensar en una educación para la imaginación sobre la base del “cogito” del soñador. Resaltando los poderes y funciones de la imaginación al recurrir a figuras de la retórica, como la antítesis, la hipérbole, la antífrasis y el eufemismo, y al juego de imágenes que implica este uso, el artículo destaca la función eufemística de la imaginación y su capacidad de innovación semántica, capaz de conducir a la “remitologización” del mundo, realizando así un "nuevo espíritu pedagógico" que, en consonancia con el “nuevo espíritu científico”, combina la objetividad científica y la imaginación poética.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAraújo, A. F., Araújo, J., Chaves, I. M. A. (2020). Da “pedagogia do não” e do “cogito” do sonhador, em gaston bachelard: pensando uma educação para a imaginação. Educação em Revista, 36pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698231060pt_PT
dc.identifier.eissn1982-6621
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31797
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia do nãopt_PT
dc.subjectPedagogia do diálogopt_PT
dc.subjectPedagogia do eufemismopt_PT
dc.subjectEducação para a imaginaçãopt_PT
dc.subjectNo pedagogypt_PT
dc.subjectPedagogy of dialoguept_PT
dc.subjectPedagogy of euphemismpt_PT
dc.subjectEducation for the imaginationpt_PT
dc.subjectPedagogía del nopt_PT
dc.subjectPedagogía del diálogopt_PT
dc.subjectPedagogía del eufemismopt_PT
dc.subjectEducación para la imaginaciónpt_PT
dc.titleDa “pedagogia do não” e do “cogito” do sonhador, em gaston bachelard: pensando uma educação para a imaginaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação em Revistapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameAraújo
person.familyNameMachado de Araújo
person.familyNameMont’ Alverne Chaves
person.givenNameAlberto Filipe
person.givenNameJoaquim
person.givenNameIduina
person.identifier.ciencia-id2419-FA15-B90F
person.identifier.orcid0000-0002-4693-8681
person.identifier.orcid0000-0003-1875-9640
person.identifier.orcid0000-0003-4732-8436
person.identifier.ridM-9334-2013
person.identifier.scopus-author-id55746057400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9c170f55-6bc8-4827-a954-163e075229de
relation.isAuthorOfPublicationcd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956
relation.isAuthorOfPublication4338bbff-7e72-46a2-8e06-fd88b77fe30f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Da Pedagogia do Não e do Cogito do sonhador.pdf
Size:
372.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format