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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tourism is known to contribute significantly to businesses and economies, creating value and
opportunities for countries in many areas. With the number of media productions watched every
year, film-induced tourism must be addressed for the relevance it has and can have as a
marketing tool.
This dissertation explores the impact of movies and TV series filmed in less popular
destinations on tourism in those locations, focusing on the cases of Croatia, Hungary, Romania,
and Lithuania. The study was developed through an experiment and tests three hypotheses
related to the influence of films on travellers’ interest and intentions to visit these destinations.
The findings reveal that this interest increases for individuals prone to film-induced tourism.
Those likely to do film-induced tourism express higher intentions to seek information and
consider trips to them soon.
Furthermore, the preference for TV series moderates the interest in visiting Hungary, Romania,
and Lithuania. Individuals who travel frequently, consume more films, and prefer adventure,
and fantasy genres are more prone to engage in film-induced tourism. However, the interest in
actually visiting these destinations remains low, particularly when it comes to Romania and
Lithuania.
The findings provide managerial implications for destination marketing organizations,
emphasizing the importance of taking advantage of the associations with films to attract tourists.
This dissertation contributes to the literature on film-induced tourism by focusing on less
popular destinations and expanding the understanding of how films influence travel decisions
to such locations.
Sabe-se que o turismo contribui significativamente para as empresas e as economias, criando diversas oportunidades para os países. Dado o número de produções cinematográficas assistidas anualmente, o cine-turismo deve ser abordado pela relevância que tem, e pode ter, como ferramenta de marketing. Esta dissertação explora o impacto de filmes e séries gravadas em países como a Croácia, a Hungria, a Roménia e a Lituânia - destinos menos procurados pelos turistas. Este estudo tem por base uma metodologia experimental e testa três hipóteses relacionadas com a influência de filmes no interesse e intenções dos viajantes em conhecer os países. Os resultados revelam que esse interesse aumenta no caso de indivíduos já propensos ao cine-turismo. Quem tem maior probabilidade de fazer este tipo de turismo expressa maior intenção em considerar visitar e procurar informação sobre os países. Ademais, a preferência por séries modera o interesse em visitar a Hungria, a Roménia e a Lituânia. Os indivíduos que viajam frequentemente, veem mais filmes e séries, e preferem produções de aventura ou fantasia são mais propensos a realizar cine-turismo. Contudo, o interesse real em visitar estes destinos continua baixo, no que respeita a Roménia e a Lituânia. Os resultados têm implicações para as organizações de marketing de destino, enfatizando a importância de aproveitar o facto de os países estarem associados a filmes, para atrair turistas. Esta dissertação contribui para a literatura sobre cine-turismo ao incidir sobre destinos menos populares e complementar o conhecimento relativo à influência de filmes na escolha dos países a visitar.
Sabe-se que o turismo contribui significativamente para as empresas e as economias, criando diversas oportunidades para os países. Dado o número de produções cinematográficas assistidas anualmente, o cine-turismo deve ser abordado pela relevância que tem, e pode ter, como ferramenta de marketing. Esta dissertação explora o impacto de filmes e séries gravadas em países como a Croácia, a Hungria, a Roménia e a Lituânia - destinos menos procurados pelos turistas. Este estudo tem por base uma metodologia experimental e testa três hipóteses relacionadas com a influência de filmes no interesse e intenções dos viajantes em conhecer os países. Os resultados revelam que esse interesse aumenta no caso de indivíduos já propensos ao cine-turismo. Quem tem maior probabilidade de fazer este tipo de turismo expressa maior intenção em considerar visitar e procurar informação sobre os países. Ademais, a preferência por séries modera o interesse em visitar a Hungria, a Roménia e a Lituânia. Os indivíduos que viajam frequentemente, veem mais filmes e séries, e preferem produções de aventura ou fantasia são mais propensos a realizar cine-turismo. Contudo, o interesse real em visitar estes destinos continua baixo, no que respeita a Roménia e a Lituânia. Os resultados têm implicações para as organizações de marketing de destino, enfatizando a importância de aproveitar o facto de os países estarem associados a filmes, para atrair turistas. Esta dissertação contribui para a literatura sobre cine-turismo ao incidir sobre destinos menos populares e complementar o conhecimento relativo à influência de filmes na escolha dos países a visitar.
Description
Keywords
Films/movies TV series Tourism European destinations Filmes Séries televisivas Turismo Destinos europeus
