Repository logo
 
Publication

Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação

dc.contributor.authorDuque, Eduardo
dc.contributor.authorMarques, Joana
dc.contributor.authorSantiago, Katheleen
dc.contributor.authorNeves, Susana
dc.date.accessioned2016-10-03T16:23:25Z
dc.date.available2016-10-03T16:23:25Z
dc.date.issued2016-09-09
dc.description.abstractDo ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. Com base nas investigações de Boruchovitch e Neves (2006), Siqueira e Wechsler (2006) e Simões e Alarcão (2011) que visavam a validação de uma escala para avaliar a motivação, e recorrendo a uma metodologia quantitativa, elaborou-se este estudo cujo objetivo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem. O procedimento para a consecução deste objetivo compreendeu a construção do instrumento, de acordo com pressupostos teóricos; a aplicação num número adequado de sujeitos; a aplicação de outros instrumentos reconhecidos para o estudo da validade convergente e para verificação de hipóteses teóricas; a realização de uma Análise Fatorial para a composição dos itens nos fatores que determinaram o formato final do instrumento e, por fim, o estudo da estabilidade temporal por meio da aplicação do teste e do re-teste após um período de tempo. Os resultados obtidos permitem verificar que é possível medir a motivação para a aprendizagem, considerando-se relevante a necessidade de dar continuidade a esta investigação para compreender as verdadeiras motivações dos alunos, cuja análise se revela essencial para a criação de estratégias de combate ao insucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractFrom the teachers' point of view one of the key issues concerning the teaching/learning process is the students' lack of motivation, either because of the inadequacy of the teaching methods, which do not create involving situations, or because the students simply don't want to study and consequently don't want to learn. To study motivation in learning involves a deeper understanding of a complex system of interrelated factors which operate as a whole in the students' motivation. We have based the present study on Boruchovitch and Neves (2006), Siqueira and Wechsler (2006) and Simoes and Alarcao (2011), who defend the use of a quantitative scale to measure students' motivation, with the aim of setting up and validating evaluation tools on students' learning motivation. Our practical procedure consisted on the designing of these instruments, following the theoretical models; its application to a determined number of subjects; the application of other psychological tools for the study of convergent validity and for the verification of theoretical hypothesis; a factor analysis for item construction in the factors which will determine the final instruments and, finally, the study of the time stability for the test application and re-testing after a determined time lapse. The final results allow us to verify that it is possible to measure motivation for learning. We consider it is relevant to continue this research so that we may understand the students' real motivations. This analysis will be essential for the setting up of a set of strategies to fight school failure.
dc.identifier.doi10.15628/holos.2016.4208pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20814
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEscala de avaliaçãopt_PT
dc.subjectEvaluate
dc.subjectMotivation
dc.subjectTeaching
dc.subjectLearning
dc.subjectAssessment scale
dc.titleMotivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliaçãopt_PT
dc.title.alternativeMotivation for learning construction and validation of a rating scale
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage244pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
oaire.citation.titleHOLOSpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameDuque
person.givenNameEduardo
person.identifierK-6102-2015
person.identifier.ciencia-id9913-6B55-A018
person.identifier.orcid0000-0003-4719-3148
person.identifier.ridK-6102-2015
person.identifier.scopus-author-id57193438656
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication888fdf11-3599-4cf3-b6cd-1be46246e9d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery888fdf11-3599-4cf3-b6cd-1be46246e9d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Motivação para a aprendizagem - Holos, 32, 4 (2016), pp. 231-244.pdf
Size:
603.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: