| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente projeto de investigação surge no contexto da elaboração de tese de mestrado no âmbito do programa: “Master in Management with a Leadership Specialization”, subordinada ao tema “Engagement em projetos de inovação – O exemplo da Sonae Sierra”.
A escolha do tema surge do interesse específico nas áreas da gestão e liderança de equipas, e das ferramentas que podem levar a uma maior motivação por parte dos colaboradores de uma empresa no seu trabalho e por consequência ao aumento dos seus resultados e performance.
Desta forma, o presente estudo pretende ser uma reflexão sobre a importância do engagement e projetos de engagement nas empresas, recorrendo a um exemplo concreto, no caso o projeto “Innovation Portal – Explore” realizado na empresa Sonae Sierra durante os anos de 2008 e 2011. Pretendemos averiguar, até que ponto esta técnica de gestão, o engagement, quando aplicada a projetos de inovação fomenta a motivação? Será o engagement gerador de motivação e satisfação por parte dos seus colaboradores e encoraja a comunicação e participação ativa na vida da organização, aumentando assim a performance? A Sonae Sierra sendo gestora de diversos Centros Comerciais em Portugal e noutras geografias, se tiver os seus colaboradores motivados e em estado de engagement com o seu trabalho poderá apresentar melhores resultados?
Para a elaboração do presente estudo foi fundamental a leitura de estudos existentes sobre esta temática e que nos permitiram uma melhor perceção do engagement, da sua análise teórica, nomeadamente a análise do modelo JDS “Job-demands Resources”, sendo que ao longo do capítulo dedicado à pesquisa bibliográfica o iremos apresentar de forma resumida.
A escolha da Sonae Sierra para esta análise, prendeu-se com o facto de a empresa ter necessidade constante de inovação, de forma a diferenciar-se da concorrência, e nessa busca de inovação ter lançado um projeto que implicou a participação de todos os colaboradores, um projeto de engagement, chamado de “Innovation Portal”. Da análise dos dados obtidos através de questionários e do seu tratamento estatístico, iremos verificar que para a maioria dos colaboradores da empresa, e tendo por base o estudo do “Innovation Portal”, este tipo de projetos os estimula, motiva e faz aumentar o envolvimento com a empresa, sendo que o envolvimento no projeto aumenta, quando aumenta a consciência da partilha de informação. Ainda em relação ao envolvimento no projeto, constatámos que existe uma correlação positiva e moderada entre este e os KPI’s, ou seja, a existência de incentivos à participação.
