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- "Engagement" em projetos de inovação : o exemplo da Sonae Sierra Innovation Portal : 2008 a 2011Publication . Soares, Luís Miguel Ramos Pinto; Costa, Ricardo Jorge Fortes daO presente projeto de investigação surge no contexto da elaboração de tese de mestrado no âmbito do programa: “Master in Management with a Leadership Specialization”, subordinada ao tema “Engagement em projetos de inovação – O exemplo da Sonae Sierra”. A escolha do tema surge do interesse específico nas áreas da gestão e liderança de equipas, e das ferramentas que podem levar a uma maior motivação por parte dos colaboradores de uma empresa no seu trabalho e por consequência ao aumento dos seus resultados e performance. Desta forma, o presente estudo pretende ser uma reflexão sobre a importância do engagement e projetos de engagement nas empresas, recorrendo a um exemplo concreto, no caso o projeto “Innovation Portal – Explore” realizado na empresa Sonae Sierra durante os anos de 2008 e 2011. Pretendemos averiguar, até que ponto esta técnica de gestão, o engagement, quando aplicada a projetos de inovação fomenta a motivação? Será o engagement gerador de motivação e satisfação por parte dos seus colaboradores e encoraja a comunicação e participação ativa na vida da organização, aumentando assim a performance? A Sonae Sierra sendo gestora de diversos Centros Comerciais em Portugal e noutras geografias, se tiver os seus colaboradores motivados e em estado de engagement com o seu trabalho poderá apresentar melhores resultados? Para a elaboração do presente estudo foi fundamental a leitura de estudos existentes sobre esta temática e que nos permitiram uma melhor perceção do engagement, da sua análise teórica, nomeadamente a análise do modelo JDS “Job-demands Resources”, sendo que ao longo do capítulo dedicado à pesquisa bibliográfica o iremos apresentar de forma resumida. A escolha da Sonae Sierra para esta análise, prendeu-se com o facto de a empresa ter necessidade constante de inovação, de forma a diferenciar-se da concorrência, e nessa busca de inovação ter lançado um projeto que implicou a participação de todos os colaboradores, um projeto de engagement, chamado de “Innovation Portal”. Da análise dos dados obtidos através de questionários e do seu tratamento estatístico, iremos verificar que para a maioria dos colaboradores da empresa, e tendo por base o estudo do “Innovation Portal”, este tipo de projetos os estimula, motiva e faz aumentar o envolvimento com a empresa, sendo que o envolvimento no projeto aumenta, quando aumenta a consciência da partilha de informação. Ainda em relação ao envolvimento no projeto, constatámos que existe uma correlação positiva e moderada entre este e os KPI’s, ou seja, a existência de incentivos à participação.
- Dever de apresentação à insolvênciaPublication . Costa, Maria Olímpia da Silva; Pereira, Maria do Rosário Epifânio
- O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas NovasPublication . Miguel, Ricardo; Oliveira, Maria Teresa Vieira deMuitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.
