Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Technological development represents one of this century's fast-growing industries. Currently, online activity is shifting towards mobile, namely smartphone platforms and applications. Accordingly, businesses and society are using their mobile devices to perform and agile daily activities such as planning agendas, banking, shopping or searching. The present dissertation intends to analyze the Portuguese market feasibility for a beauty and wellbeing booking platform, book4beauty. The business idea consists on a mobile platform to speed up the search, booking, and payment of the prementioned type of services. Hence, users by filtering their desired location, service and price range immediately obtain the available spaces along with the booking and payment option. No other player, in the Portuguese market, is performing the same service as book4beauty does. However, before establishing the business, its feasibility must be studied. Thereby, the beauty market potential as well as the two target groups – service providers and customers - were assessed. To do so, a deductive approach was used. The research applied a combination of qualitative and quantitative methods with the data being gathered from primary and secondary sources. The main findings of the present research suggest that there is market potential in combination with providers and customers´ interest, need and acceptance for a beauty booking platform. Notwithstanding, further research is highly recommended to carefully proceed with the business idea. One option is developing a prototype to perform lunch as a pretest that would assist the demand examination process.
O desenvolvimento tecnológico representa uma das indústrias com um crescimento mais rápido do século. Atualmente, a atividade online está a transitar para dispositivos móveis, nomeadamente, plataformas e apps. Concordantemente, empresas e sociedade têm recorrido aos mesmos para agilizar atividades diárias como planeamento de agendas, transações bancárias, compras e pesquisas. A dissertação visa analisar a viabilidade de uma plataforma de reserva de serviços de beleza e bem-estar em Portugal. A ideia de negócio consiste na criação de uma plataforma de facilitação do processo de procura, reserva e pagamento dos serviços de beleza. Por conseguinte, os utilizadores ao selecionarem filtros de localização, tipo de serviço e intervalo de preços pretendidos obtêm, automaticamente, a disponibilidade dos diferentes espaços assim como as respetivas opções de reserva e pagamento. Atualmente, no mercado português, não existe nenhum outro concorrente a prestar o mesmo tipo de serviços da book4beauy. Contudo, antes da criação de um novo modelo de negócio, impõem-se o estudo da viabilidade do mesmo. Deste modo, o potencial do mercado da beleza e bem-estar, assim como, os dois grupos-alvo – fornecedores de serviços e clientes – foram acedidos. A abordagem utilizada foi dedutiva tendo a pesquisa utilizado uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos recolhidos a partir de fontes primárias e secundárias. As conclusões da pesquisa sugerem que existe potencial no mercado Nacional, interesse e necessidade quer dos fornecedores quer dos clientes para uma plataforma como a book4beauty. Pesquisas adicionais como o desenvolvimento e lançamento de um protótipo para lançamento como teste da procura são recomendáveis.
O desenvolvimento tecnológico representa uma das indústrias com um crescimento mais rápido do século. Atualmente, a atividade online está a transitar para dispositivos móveis, nomeadamente, plataformas e apps. Concordantemente, empresas e sociedade têm recorrido aos mesmos para agilizar atividades diárias como planeamento de agendas, transações bancárias, compras e pesquisas. A dissertação visa analisar a viabilidade de uma plataforma de reserva de serviços de beleza e bem-estar em Portugal. A ideia de negócio consiste na criação de uma plataforma de facilitação do processo de procura, reserva e pagamento dos serviços de beleza. Por conseguinte, os utilizadores ao selecionarem filtros de localização, tipo de serviço e intervalo de preços pretendidos obtêm, automaticamente, a disponibilidade dos diferentes espaços assim como as respetivas opções de reserva e pagamento. Atualmente, no mercado português, não existe nenhum outro concorrente a prestar o mesmo tipo de serviços da book4beauy. Contudo, antes da criação de um novo modelo de negócio, impõem-se o estudo da viabilidade do mesmo. Deste modo, o potencial do mercado da beleza e bem-estar, assim como, os dois grupos-alvo – fornecedores de serviços e clientes – foram acedidos. A abordagem utilizada foi dedutiva tendo a pesquisa utilizado uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos recolhidos a partir de fontes primárias e secundárias. As conclusões da pesquisa sugerem que existe potencial no mercado Nacional, interesse e necessidade quer dos fornecedores quer dos clientes para uma plataforma como a book4beauty. Pesquisas adicionais como o desenvolvimento e lançamento de um protótipo para lançamento como teste da procura são recomendáveis.
Description
Keywords
Booking platforms Multisided-platform Digital business strategy Business feasibility