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Supervisão, conhecimento e melhoria – Uma triangulação transformativa nas escolas

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2013-10-16T09:09:32Z
dc.date.available2013-10-16T09:09:32Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO conceito de supervisão tem-se constituído como um catalisador de controvérsia no campo da educação, na medida em que é atravessado por um conjunto de leituras teóricas e perspetivas práxicas que o podem remeter, no plano da atividade profissional em geral, e particularmente na dos professores, para significados e usos muito diversos. A análise que adiante se desenvolve parte do pressuposto de que a atividade profissional de ensinar requer um conhecimento específico bem diferenciado (Roldão, 2007; Montero, 2005) que sustente e legitime a qualidade do desempenho. O olhar analítico que se apresenta visa debater o lugar ou lugares da supervisão nesse processo como contributo eficaz para a qualidade do ensino que cada professor desenvolve. Importa assim analisar algumas vertentes da multissignificância do conceito nos seus quadros teóricos de referência (Mosher e Purpel, 1972; Alarcão e Tavares, 2003; Alarcão e Roldão, 2008; Vieira, 2006); por outro lado, importa desvelar que leituras da função supervisiva se constituíram como dominantes na cultura dos professores, das escolas e do sistema, particularmente no caso português. Importa ainda compreender como e porquê a supervisão é ou não mobilizada como dispositivo de construção de conhecimento profissional e em que circunstâncias e contextos, argumentando-se em favor das suas potencialidades transformativas, que podem configurar uma melhoria sustentada, ou uma inovação instituinte (Sá-Chaves, 2002).por
dc.description.abstractThe concept of supervision has become a controversial issue within education, as far as it has been looked at from a variety of theoretical views and diverse praxiological perspectives that may imply to interpret it, either in terms of any professional activity, or specifically in teaching, having in mind different meanings and purposes. The analysis presented in this article is built upon the assumption that the professional action of teaching implies a specific and differentiated kind of knowledge (Roldão 2007, Montero, 2005) which is expected to sustain the legitimacy and the quality of performance. It aims at discussing and establishing the role that supervison may play as a tool for improving the quality of individual teaching. Diff erent theoretical analysis (Mosher e Purpel, 1972; Alarcão e Tavares, 2003; Alarcão e Roldão, 2008; Vieira, 2006) will be examined in order to clarify the multi-significance of the concept itself and its implications for practical use in schools; it also aims at illuminating some singularities of the relation of educational systems and teachers‘culture, particularly in Portugal, with specific meanings and practices that have been historically associated with supervision. Another dimension of the present analysis is focused on the resistance towards supervision as a regular tool within daily life of schools, analyzing the potentialities that transforming such reluctance into a positive attitude would convey to the actual improvement of teaching and learning in schools.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationROLDÃO, Maria do Céu - Supervisão, conhecimento e melhoria – Uma triangulação transformativa nas escolas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. N.º 12 (2012), p. 7-28por
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13079
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectConhecimento profissionalpor
dc.subjectMelhoria da escolapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectSupervision
dc.subjectTeaching
dc.subjectProfessional knowledge
dc.subjectSchool improvement
dc.subjectProfessional development
dc.titleSupervisão, conhecimento e melhoria – Uma triangulação transformativa nas escolaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage7
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume12
person.familyNameroldao
person.givenNamemaria
person.identifier.orcid0000-0002-0151-7760
person.identifier.scopus-author-id55799353100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd24b9af9-4b7c-43d5-9635-d067adada0d2
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