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Authors
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Abstract(s)
This paper explores the low-cost carrier (LCC) reality in Europe by interrogating the main sources
of competitive advantage and considering what major players should do to increase market share in
the aftermath of the COVID-19 pandemic. By applying a standardized score methodology, this study
took into account 25 variables to measure dimensions of competitive advantage and relative
competitive positioning using published data sources from companies. The study further analyzed
correlations between different indicators and confirmed strategies LCCs employ to maintain
competitive positioning. Ryanair was considered the “lowest-cost carrier”, having the best
competitive position in Europe, while WizzAir also displayed some promising indicators. easyJet
exhibits indications that it is deviating from a pure low-cost model and employing strategies leaning
towards a more hybrid business mode.
Este artigo explora a realidade das companhias de baixo custo (LCC) na Europa, ao descobrir quais são as principais fontes de vantagem competitiva e ao considerar o que os principais players devem fazer para aumentar a quota de mercado no pós-pandemia da COVID-19. Ao aplicar uma metodologia de pontuação padronizada, este estudo levou em conta 25 variáveis para medir as dimensões da vantagem competitiva e o posicionamento competitivo, utilizando fontes de dados publicadas pelas empresas. O estudo ainda analisou as correlações entre os diferentes indicadores e confirmou as principais estratégias que as LCCs empregam para manter o seu posicionamento competitivo. A Ryanair foi considerada a "companhia de mais baixo custo" com a melhor posição competitiva na Europa, enquanto a WizzAir também apresentou alguns indicadores promissores. A easyJet apresenta indicações de que está a desviar-se de um modelo de low-cost puro e a adotar estratégias que se inclinam para um modelo de negócio mais híbrido.
Este artigo explora a realidade das companhias de baixo custo (LCC) na Europa, ao descobrir quais são as principais fontes de vantagem competitiva e ao considerar o que os principais players devem fazer para aumentar a quota de mercado no pós-pandemia da COVID-19. Ao aplicar uma metodologia de pontuação padronizada, este estudo levou em conta 25 variáveis para medir as dimensões da vantagem competitiva e o posicionamento competitivo, utilizando fontes de dados publicadas pelas empresas. O estudo ainda analisou as correlações entre os diferentes indicadores e confirmou as principais estratégias que as LCCs empregam para manter o seu posicionamento competitivo. A Ryanair foi considerada a "companhia de mais baixo custo" com a melhor posição competitiva na Europa, enquanto a WizzAir também apresentou alguns indicadores promissores. A easyJet apresenta indicações de que está a desviar-se de um modelo de low-cost puro e a adotar estratégias que se inclinam para um modelo de negócio mais híbrido.
Description
Keywords
Competitive advantage Competitive position Carriers Low-cost Ryanair WizzAir EasyJet Performance Product and organizational architecture Vantagem competitiva Posição competitiva Companhias aéreas Arquitetura de produto e organizacional