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Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)

dc.contributor.authorAlves, Pedro
dc.date.accessioned2020-03-16T14:24:53Z
dc.date.available2020-03-16T14:24:53Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO cinema ficcional e narrativo, enquanto dispositivo comunicativo e artístico, promove reconfigurações significativas e criativas da experiência e da vida humana. Pela perspectiva narrativa, cria (ou adapta) modelos, estruturas e formas específicas de figuração e de ação que referenciam a realidade e correspondem ao entendimento comum da própria realidade. Sob o prisma ficcional, permite estender as possibilidades e ontologias reais para universos onde a imaginação promove alternativas e novos caminhos e direções para o modo como compreendemos e vivemos o mundo real. Finalmente, narrativa e ficção encontram no cinema um campo expressivo de forte impacto (audiovisual e textual), sensação de realidade e complexidade (enquanto significante). No processo receptivo, o espectador beneficia da abertura da obra à incorporação da sua perspectiva vital (cognitiva, emocional e empírica) e da sua história de vida, através das quais o filme se concretiza subjetivamente e ganha sentido e significado acrescidos. Além disso, a sensação da realidade do representado é acompanhada por uma consciência da artificialidade do universo fílmico que, mais do que afastar o espectador da sua experimentação intensa, permite a diminuição das suas defesas cognitivas e um consequente aumento da imersão e transportação para dentro do filme. Neste contexto, a projeção e a identificação desenvolvidas entre espectador e obra surgem como implicação incontornável da realidade na ficção e da ficção na realidade, alimentando o impacto e a valorização da experiência fílmica por parte dos espectadores. No entanto, a avaliação de causas e efeitos relativos ao impacto de determinada narrativa ficcional e fílmica nos seus espectadores encontra dois obstáculos recorrentes: a complexidade da composição e articulação entre os vários elementos narrativos veiculados pela obra e, sobretudo, a subjetividade invisível das ressonâncias individuais e/ou colectivas do filme nos seus receptores. Este artigo, baseado em resultados de uma investigação doutoral recente, utiliza o filme “The Shawshank Redemption” (Marvin e Darabont, 1994) como objeto de estudo e ponto central para a exploração das relações, influências, causas e consequências entre uma proposta fílmica determinada e o seu impacto vital, cruzando e articulando informações procedentes de duas técnicas de investigação complementares: a aplicação de um modelo de análise original ao filme (com o intuito de compreender aspectos da sua estrutura e configuração narrativa), e as opiniões e perspectivas de alunos de Comunicação Audiovisual da Universidad Complutense de Madrid sobre o filme, após o seu visionamento e preenchimento de um questionário.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, P. (2016). Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)”. In CASTRO, Maria Guilhermina; CAIRES, Carlos Sena; RIBAS, Daniel; PALINHOS, Jorge (ed.). Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Porto: Universidade Católica Editora, pp. 92-103pt_PT
dc.identifier.isbn9789898835048
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29968
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.relationTransdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM)
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectFicçãopt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectPragmáticapt_PT
dc.subjectImpacto vitalpt_PT
dc.subjectThe Shawshank Redemptionpt_PT
dc.titleDa proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleTransdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM)
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FHIS%2F04059%2F2013/PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage92pt_PT
oaire.citation.titleCartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisualpt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameAlves
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idD31F-495E-28E8
person.identifier.orcid0000-0003-3774-2019
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication056a6420-97c2-4029-89e5-a90f7929f250
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relation.isProjectOfPublication27bb913b-4a6f-4a0c-be5c-354b94717d0e
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