Publication
Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)
dc.contributor.author | Alves, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T14:24:53Z | |
dc.date.available | 2020-03-16T14:24:53Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O cinema ficcional e narrativo, enquanto dispositivo comunicativo e artístico, promove reconfigurações significativas e criativas da experiência e da vida humana. Pela perspectiva narrativa, cria (ou adapta) modelos, estruturas e formas específicas de figuração e de ação que referenciam a realidade e correspondem ao entendimento comum da própria realidade. Sob o prisma ficcional, permite estender as possibilidades e ontologias reais para universos onde a imaginação promove alternativas e novos caminhos e direções para o modo como compreendemos e vivemos o mundo real. Finalmente, narrativa e ficção encontram no cinema um campo expressivo de forte impacto (audiovisual e textual), sensação de realidade e complexidade (enquanto significante). No processo receptivo, o espectador beneficia da abertura da obra à incorporação da sua perspectiva vital (cognitiva, emocional e empírica) e da sua história de vida, através das quais o filme se concretiza subjetivamente e ganha sentido e significado acrescidos. Além disso, a sensação da realidade do representado é acompanhada por uma consciência da artificialidade do universo fílmico que, mais do que afastar o espectador da sua experimentação intensa, permite a diminuição das suas defesas cognitivas e um consequente aumento da imersão e transportação para dentro do filme. Neste contexto, a projeção e a identificação desenvolvidas entre espectador e obra surgem como implicação incontornável da realidade na ficção e da ficção na realidade, alimentando o impacto e a valorização da experiência fílmica por parte dos espectadores. No entanto, a avaliação de causas e efeitos relativos ao impacto de determinada narrativa ficcional e fílmica nos seus espectadores encontra dois obstáculos recorrentes: a complexidade da composição e articulação entre os vários elementos narrativos veiculados pela obra e, sobretudo, a subjetividade invisível das ressonâncias individuais e/ou colectivas do filme nos seus receptores. Este artigo, baseado em resultados de uma investigação doutoral recente, utiliza o filme “The Shawshank Redemption” (Marvin e Darabont, 1994) como objeto de estudo e ponto central para a exploração das relações, influências, causas e consequências entre uma proposta fílmica determinada e o seu impacto vital, cruzando e articulando informações procedentes de duas técnicas de investigação complementares: a aplicação de um modelo de análise original ao filme (com o intuito de compreender aspectos da sua estrutura e configuração narrativa), e as opiniões e perspectivas de alunos de Comunicação Audiovisual da Universidad Complutense de Madrid sobre o filme, após o seu visionamento e preenchimento de um questionário. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, P. (2016). Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)”. In CASTRO, Maria Guilhermina; CAIRES, Carlos Sena; RIBAS, Daniel; PALINHOS, Jorge (ed.). Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Porto: Universidade Católica Editora, pp. 92-103 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789898835048 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/29968 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
dc.relation | Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM) | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Ficção | pt_PT |
dc.subject | Narrativa | pt_PT |
dc.subject | Realidade | pt_PT |
dc.subject | Pragmática | pt_PT |
dc.subject | Impacto vital | pt_PT |
dc.subject | The Shawshank Redemption | pt_PT |
dc.title | Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994) | pt_PT |
dc.type | book part | |
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oaire.awardTitle | Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM) | |
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oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual | pt_PT |
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person.familyName | Alves | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier.ciencia-id | D31F-495E-28E8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3774-2019 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
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