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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As born-sustainable companies are a relatively young phenomenon, academic research on this topic
is limited. Drawing from the Triple Layered Business Model Canvas, this research aims to
understand how born-sustainable companies in the fashion industry can implement a sustainable
business model. Since the fashion industry is one of the most polluting business sectors globally,
the results are of great interest to academia, entrepreneurs, and fashion industry incumbents.
To answer the research question, I conducted a multiple case study on three born-sustainable
companies: Refished, Maezen, RubyMoon. Three companies that build on different layers of
sustainability and tackle different societal and environmental issues.
The findings of the study demonstrate that sustainable business models create and deliver a
sustainable value proposition to a conscious customer segment. Further, it is critical to align the
values along the supply and value chain. In a sustainable business model, one cannot work with
unsustainable partners or partners who do not share the same values. Circular business models are
one way to implement sustainability, but a linear business model can also be designed as a
sustainable business model. Inevitable trade-offs must be made along the value creation, value
delivery, and value capture. One trade-off is the potential social exclusion resulting from charging
premium prices to customers, as sustainably made fashion results in increased costs. Ultimately, to
successfully implement a sustainable business model, the revenues have to outweigh the costs, and
the derived environmental and social benefits have to outweigh potential adverse impacts.
Como as empresas nascidas-sustentáveis são um fenómeno relativamente jovem, a investigação académica sobre este tema é limitada. Resultante de um “Triple Layered Business Model Canvas”, esta investigação visa compreender como os modelos empresariais sustentáveis podem ser implementados na indústria da moda. Uma vez que a indústria da moda é um dos sectores empresariais mais poluentes do mundo, os resultados são de grande interesse para o meio académico, empresarial, e operadores da indústria da moda. Para responder à questão da investigação, realizei um estudo de caso múltiplo em três empresas nascidas-sustentáveis: Refished, Maezen, RubyMoon. Três empresas que se baseiam em diferentes níveis de sustentabilidade e abordam diferentes problema social e ambiental. Os resultados demonstram que modelos de negócio sustentáveis criam e entregam uma proposta de valor sustentável a um segmento consciente do cliente. Além disso, é fundamental alinhar os valores ao longo da cadeia de distribuição e de valor. Modelos de negócio circulares são uma forma de implementar a sustentabilidade, porém, um modelo de negócio linear pode também ser concebido como um modelo de negócio sustentável. Devem ser feitos compromissos inevitáveis ao longo ao longo do modelo de negócio. Um compromisso é a potencial exclusão social resultante da cobrança de preços “premium” aos clientes, uma vez que a moda feita de forma sustentável resulta em custos acrescidos. Em última análise, para implementar com sucesso um modelo empresarial sustentável, as receitas têm de compensar os custos, e os benefícios ambientais e sociais derivados têm de compensar os potenciais impactos adversos.
Como as empresas nascidas-sustentáveis são um fenómeno relativamente jovem, a investigação académica sobre este tema é limitada. Resultante de um “Triple Layered Business Model Canvas”, esta investigação visa compreender como os modelos empresariais sustentáveis podem ser implementados na indústria da moda. Uma vez que a indústria da moda é um dos sectores empresariais mais poluentes do mundo, os resultados são de grande interesse para o meio académico, empresarial, e operadores da indústria da moda. Para responder à questão da investigação, realizei um estudo de caso múltiplo em três empresas nascidas-sustentáveis: Refished, Maezen, RubyMoon. Três empresas que se baseiam em diferentes níveis de sustentabilidade e abordam diferentes problema social e ambiental. Os resultados demonstram que modelos de negócio sustentáveis criam e entregam uma proposta de valor sustentável a um segmento consciente do cliente. Além disso, é fundamental alinhar os valores ao longo da cadeia de distribuição e de valor. Modelos de negócio circulares são uma forma de implementar a sustentabilidade, porém, um modelo de negócio linear pode também ser concebido como um modelo de negócio sustentável. Devem ser feitos compromissos inevitáveis ao longo ao longo do modelo de negócio. Um compromisso é a potencial exclusão social resultante da cobrança de preços “premium” aos clientes, uma vez que a moda feita de forma sustentável resulta em custos acrescidos. Em última análise, para implementar com sucesso um modelo empresarial sustentável, as receitas têm de compensar os custos, e os benefícios ambientais e sociais derivados têm de compensar os potenciais impactos adversos.
Description
Keywords
Sustainability Sustainable business models Triple layered business model canvas Born sustainable businesses Fashion industry Sustentabilidade Modelos de negócios sustentáveis Negócios de origem sustentável Indústria da moda