Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
360.13 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste pequeno texto, que resume uma comunicação feita no Seminário sobre “Promoção do
sucesso escolar”, realizado a 25 de Janeiro de 2012, no Porto, procuro realçar o papel das escolas e
dos professores na promoção do sucesso escolar de todos e de cada um dos estudantes. Alcançado
o grande desafio sociopolítico de levar todos os portugueses à escola, até aos 16 anos, não pode
continuar a haver nas escolas mais percursos‐não, pela simples razão de que em educação não há
percursos‐não (só como deseducação). A criação de percursos educativos de qualidade para cada
um e para todos constitui o grande desafio da escola portuguesa neste início do século XXI. Um
desafio que é, na realidade, um mandato social. As instituições educativas escolares e, em
particular os professores, desempenham o papel crucial para podermos vir a cumprir este mandato,
atribuindo particular atenção aos alunos que revelam mais dificuldades de aprendizagem, evitando
assim que as escolas entrem numa “espiral negativa” de insucesso. Em termos finais, abordo alguns
passos que poderiam ser dados para que este papel central seja efetivamente dado e bem dado.
Description
Keywords
Sucesso escolar Alunos com dificuldades de aprendizagem Professores Formação de professores
Citation
AZEVEDO, Joaquim - Como se tece o (in)sucesso escolar: o papel crucial dos professores. In Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas Educativas, 2.º, Porto, Portugal, 25 Janeiro – 16 Maio, 2012. (Seminário “Promoção do sucesso escolar”). 12 p.