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Comunicação de más notícias em pediatria : estratégias do enfermeiro especialista

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Cuidar em Pediatria remete para uma filosofia de cuidados centrada na díade: criança/jovem e família. Ao longo da vida, a criança e família têm necessidade de cuidados de enfermagem, quer a nível da promoção de saúde, quer em situação de doença aguda ou crónica. Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo analisar e refletir criticamente sobre o percurso realizado durante os contextos de estágio. A temática transversal a este percurso centra-se na Comunicação de Más Notícias em Pediatria, reconhecendo e valorizando as intervenções de enfermagem e investindo no desenvolvimento de competências que reflitam e fundamentem a ação do enfermeiro especialista em todo este processo. Recorreu-se, como suporte investigativo do relatório, a uma revisão scoping, procurando uma prática suportada na evidência científica para sustentar o papel do enfermeiro que cuida da criança/ jovem e família a lidar com essa realidade. Utilizou-se como base teórica o modelo de cuidados transpessoal de Jean Watson para guiar e orientar a prática, trazendo intencionalidade aos cuidados prestados. Como atividades desenvolvidas destacam-se a colaboração na realização de uma Norma de Procedimento de Apoio no Luto e na elaboração de cartões de condolências para serem entregues às famílias em luto; elaboração de Dossier inteiramente dedicado à Comunicação de Más Notícias com o intuito de promover a reflexão sobre a temática e a sua pertinência numa unidade de urgência pediátrica. Considero que as competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica mais desenvolvidas ao longo do estágio, estiveram relacionadas com a prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança/jovem e família, com atividades promotoras do crescimento e desenvolvimento infantil. O desenvolvimento de competências comunicacionais, com melhoria na comunicação com a criança/jovem e família, que se adeque ao seu estádio de desenvolvimento e suas necessidades. Por outro lado, revendo todo o percurso com a inclusão deste relatório, desenvolveram-se ainda competências de reflexão crítica na e sobre a prática. Promoveu-se a sensibilização para o papel chave do enfermeiro no âmbito desta temática, com o assumir de uma responsabilidade ética e profissional na melhoria dos cuidados à criança/jovem e família.
Caring in Pediatrics refers to a philosophy of care centered on the dyad: child/youth and family. Throughout life, the child and the family need nursing care, both in terms of health promotion and in situations of acute or chronic illness. This report is part of the Master's Degree in Nursing with Specialization in Child Health and Pediatric Nursing at the Universidade Católica Portuguesa. It aims to analyze and critically reflect on the course taken during the internship contexts. The theme of this journey focuses on the Communication of Bad News in Pediatrics, recognizing and valuing nursing interventions and investing in the development of skills that reflect and support the action of specialist nurses throughout this process. A scoping review was used as investigative support for this report, seeking a practice supported by scientific evidence to support the role of the nurse caring for the child/youth and family in dealing with this reality. Jean Watson's transpersonal care model was used as a theoretical basis to guide and orient the practice, bringing intentionality to the care provided. As activities developed, we highlight the collaboration in the development of a Standard Grief Support Procedure and in the preparation of condolence cards to be delivered to grieving families; preparation of a Dossier entirely dedicated to the Communication of Bad News with the purpose of promoting reflection on the topic and its relevance in a paediatric emergency unit. I believe that the competencies of the Specialist Nurse in Child Health and Paediatrics which were most developed during the internship were related to the provision of specific care in response to the needs of the life cycle and development of the child/youth and family, with activities promoting child growth and development. The development of communication skills, with improved communication with the child/youth and family, which is appropriate to their stage of development and their needs. On the other hand, reviewing the whole journey with the inclusion of this report, critical reflection skills were also developed in and on the practice. Awareness of the key role of nurses in this area was promoted, with the assumption of ethical and professional responsibility in the improvement of care for children/youth and family.

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Enfermagem pediátrica Estratégias de comunicação Comunicação de más notícias Crianças Pediatric nursing Communication strategies Communication of bad news Children

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