Repository logo
 
Publication

A comunicação em ambiente digital nas artes performativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBurnay, Catarina do Amaral Dias Duff
dc.contributor.authorSousa, Nuno Manuel Costa Pinto de
dc.date.accessioned2023-03-10T12:08:49Z
dc.date.available2023-03-10T12:08:49Z
dc.date.issued2022-02-10
dc.date.submitted2022-09
dc.description.abstractO setor da cultura, enfrentou o maior desafio que a sociedade conheceu devido à pandemia por Covid-19. Em consequência dessa situação e num momento de grande imprevisibilidade, o setor viu-se forçado a acelerar o seu processo de digitalização, seja na área de comunicação, seja na distribuição. Nas artes performativas, que constituem o nosso objeto de estudo, encontramos dicotomias a dois níveis distintos, por um lado, é o setor mais prejudicado com a pandemia, com o encerramento das suas salas físicas, mas que por sua vez também teve a capacidade de beneficiar da experiência ao implantar novas estratégias de comunicação. Através de uma metodologia mista, vamos conhecer essas estratégias, com o recurso a três instrumentos de investigação: entrevistas a profissionais de comunicação de instituições culturais; um inquérito distribuído online; e uma análise de publicações em social media e outros meios digitais. Os resultados inicias da nossa investigação revelam que os primeiros passos já foram dados, mas que ainda existe um longo caminho a percorrer, para que todos os meios disponíveis no contexto digital possam contribuir para uma maior participação cultural por parte dos cidadãos e para o impacto das organizações culturais na sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThe culture sector, faced the greatest challenge society has ever known due to the Covid-19 pandemic. As a result of this situation and in a moment of great unpredictability, the sector was forced to accelerate its digitalization process, whether in the area of communication, or in distribution. In the performing arts, which constitute our object of study, we find dichotomies at two distinct levels; on the one hand, it is the sector that suffered the most from the pandemic, with the closure of its physical venues, but which in turn also had the ability to benefit from the experience by implementing new communication strategies. Through a mixed methodology, we will learn about these strategies, using three research tools: interviews with communication professionals from cultural institutions; a survey distributed to online users; and an analysis of publications in social media and other digital media. The initial results of our research reveal that the first steps have been taken, but there is still a long way to go, so that all available means in the digital context can contribute to a greater cultural participation by citizens and to the impact of cultural organizations in society.pt_PT
dc.identifier.tid203238400pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40533
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAmbiente digitalpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectDigital environnementpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.titleA comunicação em ambiente digital nas artes performativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203238400.pdf
Size:
4.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203238400.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: