Repository logo
 
Publication

Uma gaveta de facas sempre aberta : cómico e desfiguração da História de Portugal na escrita de Lobo Antunes

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, José Cândido de Oliveira
dc.contributor.authorCoutinho, Elsa Raquel Marinho
dc.date.accessioned2023-02-01T08:38:26Z
dc.date.available2023-02-01T08:38:26Z
dc.date.issued2018-06-22
dc.date.submitted2017-04
dc.description.abstractEsta investigação pretende estudar o declínio da ideia de Portugal-império, pela revisitação temática dos efeitos trágicos da Descolonização, tendo como mote quatro obras de Lobo Antunes: Os Cus de Judas, As Naus, O Esplendor de Portugal e Comissão das Lágrimas, cuja escrita se erige, no contexto da literatura pós-moderna e nos propõe uma visão desassombrada e desmistificadora da História de Portugal. Da sua escrita transparece um território tenso entre a História e a literatura, tendo em conta o caráter pernicioso da sonegação de factos levada a cabo pelos historiadores oficiais, no que a esta época diz respeito. O autor alicerça a sua crítica em processos de cómico, expondo, num tom exacerbado, impiedoso, inconveniente, grotesco e feroz, críticas iconoclastas à política de Salazar e aos seus aliados (da Igreja Católica, v.g.), dessacralizando o poder político e eclesiástico, e ironizando com a narração falaciosa da História. Esta aliança perniciosa entre Trono e Altar, hasteada na tríade de valores Deus, Pátria e Família, é, assumidamente, censurada nas quatro obras, delatando a decadência da elite colonial e os efeitos devastadores da Descolonização. Destarte, a escrita-reação lobo antuniana critica, acerbadamente, o regime salazarista que forçou milhares de soldados a lutar por um falso ideal patriótico e transforma-se na voz dos silenciados. De cariz confessional e testemunhal, tendo em conta que o próprio escritor foi coagido, no cumprimento do serviço militar obrigatório, a deslocar-se para a guerra, os romances analisados expõem o conflito de identidade do homem contemporâneo, ensombrado pelo mítico passado glorioso e enfatizam o processo de dilaceração individual e coletivo de todos os intervenientes na Guerra Colonial. Portanto, para além do resgate das memórias traumáticas, a ficção confere-lhes a possibilidade de exorcizar e expurgar a violenta experiência psicológica a que foram expostos.pt_PT
dc.description.abstractThis research intends to study the decline the idea of Portugal-empire, by revisiting the thematic of the tragic effects of Decolonization, having as background four books of Lobo Antunes: Os Cus de Judas, As Naus, O Esplendor de Portugal and Comissão das Lágrimas, whose writing is based on the context of postmodern literature and proposes us an unclouded and demystifying view of the History of Portugal. From his writing, a tense territory between history and literature transpires, bearing in mind the pernicious character of the fact-shunning carried out by the official historians, to this period. The author bases his criticism in different comic processes, exposing, in an exacerbated tone, unfeeling, inconvenient, grotesque and ferocious, iconoclastic criticism of the politics of Salazar and his allies (of the Catholic Church e.g.,) desacralizing political and ecclesiastical and be ironically with the fallacious perspective narrated by the History. This pernicious alliance between Throne and Altar, raised in the triad of values God, Motherland and Family, is, undoubtedly, criticized in the four books, revealing the decadence of the colonial elite and the devastating effects of Decolonization. Thus, the writing-reaction of Lobo Antunes criticizes acerbically, the salazarist regime that forced thousands of soldiers to fight for a fictitious patriotic ideal, and becomes the voice of the silenced. As a confessional and a witness writing, because the writer himself was coerced into obligatory military service to go to war, the novels analysed expose the identity conflict of contemporary man, overshadowed by the mythical glorious past and emphasize the process of individual and collective dilacerations of all those involved in the Colonial War. Therefore, in addition to revive their traumatic memories, fiction gives them the possibility of exorcising and expelling the violent psychological experience to which they were exposed.pt_PT
dc.identifier.tid101723148pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40058
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSalazarpt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectGuerra Colonialpt_PT
dc.subject25 de Abril de 1974pt_PT
dc.subjectLobo Antunespt_PT
dc.subjectPós-modernismopt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectCómicopt_PT
dc.subjectHumorpt_PT
dc.subjectParódiapt_PT
dc.subjectCarnavalizaçãopt_PT
dc.subjectNew Regimept_PT
dc.subjectColonial Warpt_PT
dc.subjectApril 25, 1974pt_PT
dc.subjectPostmodernismpt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectMemorypt_PT
dc.subjectComicpt_PT
dc.subjectHumourpt_PT
dc.subjectParodypt_PT
dc.subjectCarnivalizationpt_PT
dc.titleUma gaveta de facas sempre aberta : cómico e desfiguração da História de Portugal na escrita de Lobo Antunespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Literatura Portuguesapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101723148.pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101723148.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: