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Advisor(s)
Abstract(s)
Design Thinking has recently emerged as a new innovation methodology and co-creation form
that tolerates risk, uncertainty and failure by using designers’ sensibility. This co-creation form
is recognized not only as an innovation vehicle, but also as a means of providing new models,
to improve, fast track and visualize creative project and apply them to business planning.
Previous work addressed the Design Thinking characteristics (e.g. visualization, creativity),
which a good design thinker should have, as well as the ways of how it can be implemented (3
I’s model), and more generally the benefits it can bring to companies. However, it did not
address the differences between Design Thinking and other co-creation forms. Besides, there
is not one study in Portugal that focuses on the benefits of Design Thinking enjoyed by
companies, which pioneered its implementation.
The study is exploratory both in qualitative and quantitative terms. First, five pioneer companies
in Design Thinking were personally interviewed, and afterwards asked to answer to a
quantitative survey in order to accurately quantify the insights previously identified as being
meaningful.
Results show that there were benefits at three different levels: personal, team and organizational
level.
The proposed theoretical framework might help support organizations to embrace innovation
based on Design Thinking.
O Design Thinking surgiu recentemente como uma nova metodologia de inovação e co-criação que tolera o risco e a incerteza ao utilizar a sensibilidade de um designer. Esta forma de co-criação é reconhecida não apenas como um veículo que promove a inovação, mas também como uma metodologia que oferece novos modelos que procuram melhorar, acelerar e visualizar projetos criativo para o planeamento de negócios. Trabalhos anteriores abordaram as características desta metodologia (por exemplo, observação, criatividade) que um bom design thinker deve possuir, bem como os processos através dos quais o Design Thinking pode ser implementado (modelo 3 Is) e, genericamente, os benefícios que este pode trazer para as empresas. No entanto, não foram abordadas as diferenças entre o Design Thinking e outras formas de co-criação. Assim como, não há qualquer estudo relativo a Portugal, sobre os benefícios que o Design Thinking tem trazido para as empresas pioneiras na sua adopção. O estudo é exploratório, qualitativo e quantitativo. Primeiro, cinco empresas pioneiras na utilização do Design Thinking foram entrevistadas pessoalmente, e de seguida, foram solicitadas a responder a um questionário quantitativo para quantificar com precisão os insights identificados como significativos. Quanto aos resultados, foram identificados benefícios do Design Thinking em três domínios distintos: ao nível pessoal, ao nível da equipa e ao nível organizacional. O quadro teórico proposto pode ajudar a apoiar as organizações a “abraçar” a inovação e a implementa-la através de uma metodologia sólida.
O Design Thinking surgiu recentemente como uma nova metodologia de inovação e co-criação que tolera o risco e a incerteza ao utilizar a sensibilidade de um designer. Esta forma de co-criação é reconhecida não apenas como um veículo que promove a inovação, mas também como uma metodologia que oferece novos modelos que procuram melhorar, acelerar e visualizar projetos criativo para o planeamento de negócios. Trabalhos anteriores abordaram as características desta metodologia (por exemplo, observação, criatividade) que um bom design thinker deve possuir, bem como os processos através dos quais o Design Thinking pode ser implementado (modelo 3 Is) e, genericamente, os benefícios que este pode trazer para as empresas. No entanto, não foram abordadas as diferenças entre o Design Thinking e outras formas de co-criação. Assim como, não há qualquer estudo relativo a Portugal, sobre os benefícios que o Design Thinking tem trazido para as empresas pioneiras na sua adopção. O estudo é exploratório, qualitativo e quantitativo. Primeiro, cinco empresas pioneiras na utilização do Design Thinking foram entrevistadas pessoalmente, e de seguida, foram solicitadas a responder a um questionário quantitativo para quantificar com precisão os insights identificados como significativos. Quanto aos resultados, foram identificados benefícios do Design Thinking em três domínios distintos: ao nível pessoal, ao nível da equipa e ao nível organizacional. O quadro teórico proposto pode ajudar a apoiar as organizações a “abraçar” a inovação e a implementa-la através de uma metodologia sólida.
