Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O processo de planeamento estratégico em turismo e o desenvolvimento sustentável : o caso da Província da Huíla em Angola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203238729.pdf2.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo como tema o Planeamento Estratégico em Turismo e o Desenvolvimento Sustentável, o principal objetivo desta dissertação é desenvolver um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo da província de Huíla. Os objetivos especificos compreendem: a identificação das fases do processo de planeamento estratégico em turismo, um diagnóstico da situação através da aplicação de ferramentas de análise estratégica, o desenvolvimento de um mapa estratégico, bem como a definição segmentos-alvos, posicionamento, objetivos, estratégia e plano de ações a implementar. Para atingir estes objetivo, foram aplicados métodos teóricos de pesquisa, como revisão bibliográfica e documental e métodos empíricos, como entrevistas, observação não participativa e consulta de especialistas, que possibilitaram a obtenção das informações e análises necessárias para a estruturação do processo em fases. O resultado deste trabalho foi assim uma proposta do plano de desenvolvimento estratégico que tem como foco melhorar atividade turística e consequentemente a vida da poulação local, e está em conformidade com os requisitos identificados dos segmentos de mercado que a procuram. O mesmo visa motivar o processo de gestão estratégica do turismo na província com a implementação de ações que, quando aplicadas, contribuirão para o desenvolvimento sustentável da atividade turística.
Having as its theme the Strategic Planning in Tourism and Sustainable Development, the main objective of this dissertation is to develop a strategic plan for the sustainable development of tourism in the province of Huila. The specific objectives comprise: ai dentification of the phases of the tourism strategic planning process, a diagnosis of the situation through the application of strategic analysis tools, the development of a strategic map, as well as the definition of target segments, positioning, objectives, strategy, and action plan to implement. To achieve these objectives, theoretical research methods were applied, such as bibliographical and documental revision and empirical methods, such as interviews, non-participatory observation, and expert consultation, which made it possible to obtain the necessary information and analysis to structure the process in phases. The result of this work was a strategic development plan proposal that focuses on improving tourist activity and consequently the life of the local population and is in accordance with the identified requirements of the market segments that seek it. The same aims to motivate the process of strategic management of tourism in the province with the implementation of actions that, when applied, will contribute to the sustainable development of tourism activity.

Description

Keywords

Turismo Huíla Plano estratégico Sustentabilidade Tourism Strategic plan Sustainability

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue