Repository logo
 
Publication

Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem

dc.contributor.authorSantos, Júlia
dc.contributor.authorFigueiredo, Amélia Simões
dc.contributor.authorVieira, Margarida
dc.date.accessioned2021-02-10T09:08:45Z
dc.date.available2021-02-10T09:08:45Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.updated2021-02-09T19:54:53Z
dc.description.abstractA aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.pt_PT
dc.description.abstractThe learning of the students of the higher education has determined by the interconnection of several factors, among them, the frequency to the classes, which is a predictor of academic success. This cross-sectional, descriptive and correlational study, carried out with nursing students of a Higher School of Health, has as main objective to know the relation between the frequency of classes and the academic performance in the clinical teaching of students of the Nursing Degree Course. The results at first show that there is no statistically significant relationship between the frequency of classes and the performance in each clinical teaching. However, by aggregating the number of absences into categories, the results show that students with higher attendance are those who reach significantly higher scores than students with less attendance. It can was concluded that the most frequent students are those who can obtain a better academic performance in clinical teaching.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25746/ruiips.v6.i2.16124pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.slugcv-prod-226651
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31995
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAssiduidadept_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectRendimento académicopt_PT
dc.subjectAttendancept_PT
dc.subjectNursing studentspt_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.titleRendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagempt_PT
dc.title.alternativeAcademic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing students
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameVieira
person.givenNameJúlia
person.givenNameAmélia
person.givenNameMargarida
person.identifierAAE-6506-2020
person.identifier.ciencia-id9019-FDDC-8396
person.identifier.ciencia-id9612-C938-A010
person.identifier.ciencia-idDE15-282C-199F
person.identifier.orcid0000-0002-9062-2916
person.identifier.orcid0000-0003-2908-4052
person.identifier.orcid0000-0002-9439-2804
person.identifier.ridN-3761-2013
person.identifier.scopus-author-id57191984899
person.identifier.scopus-author-id34878021300
rcaap.cv.cienciaid9019-FDDC-8396 | Júlia Santos
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa3086aa2-a29f-4a43-aba0-4ae21d0ad26f
relation.isAuthorOfPublication12802b7d-fd49-41d7-abfe-cea7f1b79c6a
relation.isAuthorOfPublication25fc1497-bd06-4044-a15c-2d914b93cda5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25fc1497-bd06-4044-a15c-2d914b93cda5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_UIIPS_2018.pdf
Size:
165.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: