Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Percurso desenvolvimental da leitura : o impacto de um programa de intervenção em consciência fonológica - PICF

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
101505493.pdf3.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A consciência fonológica é cada vez mais apontada como um dos preditores mais consistentes do sucesso da aprendizagem da leitura. Assiste-se a um crescente interesse relativamente ao contributo desta competência para a aprendizagem da leitura, por estar no centro de todo o ensino-aprendizagem, mas verifica-se a necessidade de estudos científicos que testem o impacto dos programas de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da competência de leitura. Realizou-se um estudo longitudinal que contou com três momentos de recolha de dados e a implementação de um Programa de intervenção. A consciência fonológica foi avaliada a partir de provas da Bateria PALPA (Castro Caló & Gomes, 2007) e da Bateria de Prova Fonológicas (Silva, 2002). Para a avaliação da leitura recorreu-se à BAL (Ribeiro, Silva, Santos, Cadime, ChavesSousa, Vale & Spinillo, 2013). A amostra envolveu 80 crianças de dois agrupamentos de escolas públicas do norte do país, e após o primeiro momento de recolha de dados, a amostra foi dividida em grupo de comparação (n = 39) e grupo experimental (n = 41). O grupo experimental foi sujeito a um Programa de Estimulação em Consciência Fonológica que se desenvolveu para o efeito. Este instrumento abrange as quatro dimensões da consciência fonológica e a discriminação auditiva e foi desenvolvido em pequenos grupos de quatro a cinco crianças, num total de 16 sessões de 45 minutos. Os resultados obtidos permitem testar a eficácia do programa, uma vez que o grupo experimental evidenciou ganhos estatisticamente significativos na consciência fonológica e na leitura quando comparado ao grupo de comparação. Estes resultados reforçam a importância de alteração de práticas pedagógicas na Educação pré-escolar, de forma a assegurar o desenvolvimento precoce da consciência fonológica, com vista a prevenir dificuldades de aprendizagem da leitura.
Phonological awareness is increasingly singled out as one of the most consistent predictors in the successful learning of reading. There is a growing interest regarding the contribution of this skill to the learning of reading, as it is in the middle of the whole teaching-learning process, but there is a need for scientific studies that test the impact of phonological awareness intervention programmes in the development of reading skills. A longitudinal study, consisting of three moments of data collection and implementation of an intervention Programme, was carried out. Phonological awareness was assessed based on the PALPA Battery (Castro Caló & Gomes, 2007) and on the Phonological Assessment Battery (Silva, 2002). BAL (Ribeiro, Silva, Santos, Cadime, Chaves-Sousa, Vale & Spinillo, 2013) was used to assess reading skills. The sample involved 80 children attending classes in two school groupings. After the first data collection the sample was divided in control group (n=39) and experimental group (n = 41). The experimental group was submitted to a Phonological Awareness Stimulation Programme, developed to this effect. This programme, validated to European Portuguese embraces the four dimensions of phonological awareness and hearing discrimination and was developed in small groups of four to five children, in a total of 16 sessions of 45 minutes. The results confirm the efficacy of the programme. Experimental group clearly showed statistically significant gains in phonological awareness when compared to the control group. These results reinforce the importance of the modification of teaching practices in Preschool Education, as a way to ensure the precocious development of phonological awareness, in order to prevent difficulties in reading.

Description

Keywords

Avaliação Consciência fonológica Programa de intervenção leitura Assessment Phonological awareness Reading intervention programme

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue