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Abstract(s)
To strive and survive in today’s competitive, fast-paced and increasingly challenging
environment, manufacturers are being forced to find new ways to attract consumers to buy their
own products - instead of competing ones. This is especially true in the fast-moving consumer
goods industry.
This dissertation aims at exploring the impact of several packaging elements, both on
consumers’ purchase intent, as well as on the perceived quality they consider the products to
have. Moreover, it looks at the possible relationship between perceived quality and purchase
intent and how the first influences the latter.
This was tested for olive oil, a product category with a singular importance in the Portuguese
market. Quantitative data was collected among Portuguese consumers through an online
questionnaire.
Results have shown that all the elements studied have an impact on both purchase intent and
perceived quality. In some situations, the impact was in accordance with what was suggested
in the literature and, in other situations, the opposite impact was verified. Furthermore, the
findings suggest that there is a positive linear regression between perceived quality and
purchase intent; as the first increases, the latter also increases for that same product.
Para sobreviver e prosperar num ambiente cada vez mais competitivo e de constante mudança, os fabricantes procuram novas formas de atrair consumidores para comprar os seus produtos, em detrimento dos produtos concorrentes. Esta dissertação procura perceber qual o impacto de diversos elementos das embalagens dos produtos na intenção de compra dos consumidores, bem como na sua perceção de qualidade relativamente a esses produtos. Para além disto, explora uma possível relação entre a perceção de qualidade e a intenção de compra, tentando perceber como é que a primeira influencia a segunda. Este estudo foi aplicado à categoria alimentar do azeite, um produto com uma importância singular no mercado português. Os dados quantitativos foram recolhidos junto de consumidores portugueses, através de um inquérito online. Os resultados mostram que os elementos estudados têm um impacto tanto na intenção de compra como na perceção de qualidade dos consumidores. Em certas situações, este impacto correspondeu às conclusões de estudos anteriores e, noutras situações, verificou-se um impacto inverso ao sugerido. Adicionalmente, as conclusões sugerem que há uma relação linear positiva entre a perceção de qualidade e a intenção de compra; à medida que a primeira aumenta, o mesmo acontece com a segunda.
Para sobreviver e prosperar num ambiente cada vez mais competitivo e de constante mudança, os fabricantes procuram novas formas de atrair consumidores para comprar os seus produtos, em detrimento dos produtos concorrentes. Esta dissertação procura perceber qual o impacto de diversos elementos das embalagens dos produtos na intenção de compra dos consumidores, bem como na sua perceção de qualidade relativamente a esses produtos. Para além disto, explora uma possível relação entre a perceção de qualidade e a intenção de compra, tentando perceber como é que a primeira influencia a segunda. Este estudo foi aplicado à categoria alimentar do azeite, um produto com uma importância singular no mercado português. Os dados quantitativos foram recolhidos junto de consumidores portugueses, através de um inquérito online. Os resultados mostram que os elementos estudados têm um impacto tanto na intenção de compra como na perceção de qualidade dos consumidores. Em certas situações, este impacto correspondeu às conclusões de estudos anteriores e, noutras situações, verificou-se um impacto inverso ao sugerido. Adicionalmente, as conclusões sugerem que há uma relação linear positiva entre a perceção de qualidade e a intenção de compra; à medida que a primeira aumenta, o mesmo acontece com a segunda.
Description
Keywords
Packaging Label Olive oil Purchase intent Perceived quality Embalagem Rótulo Azeite Intenção de compra Perceção de qualidade