Repository logo
 
Publication

Stress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgaste

dc.contributor.authorPereira, Ariana Afonso Gonçalves
dc.contributor.authorMorgado, Elsa
dc.contributor.authorLeonido, Levi
dc.date.accessioned2022-07-18T11:11:15Z
dc.date.available2022-07-18T11:11:15Z
dc.date.issued2019-12-31
dc.description.abstractA discussão sobre o stress na sociedade tem vindo a aumentar por parte dos especialistas. O stress ocupacional é um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas face às adversidades no trabalho, caracterizadas por elevados níveis de excitação e perturbação, normalmente acompanhadas por sentimentos de incapacidade (Comissão Europeia, 2002). Através da aplicação do questionário de stress nos Professores (QSP) de Gomes, Montenegro, Peixoto e Peixoto (2010), procuramos compreender quais os níveis de stress nos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Desta forma, foram inquiridos 50 professores com média de idades e tempos de serviço compreendidos entre 43.9 e os 17.38 respetivamente. Realizou-se uma comparação de médias através do t-test de amostras independentes entre as variáveis, ciclo de ensino do professor e situação profissional (contratados e quadro). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas, porém, pode-se referir que os níveis de stress dos professores se situam entre o “moderado stress” e o “bastante stress”. Os professores sentem mais stress quando os alunos revelam comportamentos inadequados enquanto que a falta de motivação e de capacidades dos alunos se revela como fator pouco relevante para o aumento de stress dos professores.pt_PT
dc.description.abstractThe discussion about stress in society has been increasing by experts. Occupational stress is a set of emotional, cognitive, behavioral and physiological reactions to adversity at work, characterized by high levels of excitement and disturbance, usually accompanied by feelings of incapacity (European Commission, 2002). Through the application of the Teachers' Stress Questionnaire (QSP) by Gomes, Montenegro, Peixoto and Peixoto (2010), we seek to understand the stress levels in teachers in the 2nd and 3rd cycle of basic education. In this way, 50 teachers were surveyed with an average age and length of service between 43.9 and 17.38 respectively. A comparison of means was carried out through the t-test of independent samples between the variables, the teacher's teaching cycle and professional situation (contractors and staff). The results did not show statistically significant differences, however, it can be said that the teachers' stress levels are between “moderate stress” and “quite stress”. Teachers feel more stress when students show inappropriate behaviors, while students 'lack of motivation and skills is not a relevant factor in increasing teachers' stress.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.37334/ricts.v2i4.26pt_PT
dc.identifier.issn2184-4577
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38244
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleStress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgastept_PT
dc.title.alternativeOccupational Stress: social perception of the teaching profession and its wearpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage30pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26_Texto_Artigo_67_2_10_20200119.pdf
Size:
296.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: